Links de Acesso

Últimas de Washington


O México encontra-se hoje praticamente paralisado numa tentativa para conter o alastramento do vírus da gripe suína que já infectou centenas de pessoas naquele país e não só.

Escolas, escritórios e serviços não-essenciais vão estar fechados nos próximos 5 dias e o presidente Felipe Calderon apelou aos seus compatriotas para que fiquem em casa no dia 5 de Maio, a festa nacional mexicana.

As autoridades mexicanas afirmaram entretanto que se elevam a 15 o número de mortos. Supõe-se no entanto que o número de vítimas mortais exceda os 160. O ministério da saúde salientou contudo que desceu o número de pessoas procurando tratamento para sintomas da gripe o que poderia indicar que a epidemia está a regredir.

O segundo país mais afectado por esta epidemia são os Estados Unidos com 141casos confirmados e 1 morto. O vírus foi igualmente detectado na Áustria, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, Israel, Espanha, Hong Kong, Dinamarca, Nova Zelândia, Holanda e Suíça.

Iraque: 3 americanos morrem em combate


No Iraque 3 soldados americanos morreram ontem em confrontos com rebeldes. Fontes militares americanas afirmaram que os confrontos se verificaram na província de Abar na zona ocidental do país.

Depois de vários meses durante os quais se registou uma diminuição da violência através do país a mesma voltou a aumentar nas últimas semanas.

Na quarta-feira mais de 50 pessoas morreram em consequência de atentados bombistas em Bagdad e, na semana passada, explosões mataram pelo menos 150 pessoas.

Ontem o secretário americano da defesa Robert Gates culpou a al Kaida por esta vaga de ataques e acrescentou que se tratava de uma campanha orquestrada por aquela organização terrorista para provocar violência sectária como aquela que dilacerou o país em 2006.

Afeganistão: forças da coligação abatem 15 militantes


No Afeganistão forças da coligação liderada pelos Estados Unidos abateram 15 militantes durante uma operação na província de Zabul no sul do país.

Um porta-voz militar afirmou que o incidente ocorreu quando as forças se deslocavam para uma aldeia para debater questões de segurança e foram atacadas por um grupo de militantes.

Num incidente separado, 3 soldados afegãos foram mortos durante um confronto com talibãs na província de Kunar no leste do país.

Paquistão: mortos 60 talibãs


As forças armadas paquistanesas afirmaram que pelo menos 60 militantes foram mortos nas últimas 24 horas durante uma ofensiva contra os talibãs no noroeste do país.

A ofensiva que entrou agora no quarto dia começou depois das forças talibãs terem avançado para o distrito de Buner violando um acordo de paz na região que previa o desarmamento dos militantes.

Por outro lado, militantes talibãs raptaram 10 guardas depois de atacarem um quartel das forças paramilitares paquistanesas dentro da zona onde decorre a ofensiva governamental.

Clérigo extremista iraquiano recebido na Turquia


Entidades oficiais turcas anunciaram a chegada a Ankara do clérigo radical chiita iraquiano Moqtada al Sadr para conversações sobre a situação política no Iraque.

Aquele clérigo, conhecido pelas suas posições anti-americanas reuniu-se com o primeiro ministro turco Tayyip Erdogan.

Sadr não era visto em público desde 2007 e presume-se que esteja a viver no Irão.

Zimbabué: Londres quer mais garantias


Entidades oficiais britânicas afirmaram ao ministro zimbabueano das finanças que precisam de assistir a mais reformas antes de poderem disponibilizar ajuda para o desenvolvimento em grande escala.

O chefe da diplomacia britânica David Miliband reuniu-se em Londres com o ministro das finanças do Zimbabué Tendai Biti naquele que foi o primeiro encontro a nível ministerial entre os dois países nos últimos 9 anos.

Os peritos afirmam que serão necessários pelo menos 5 mil milhões de dólares para reconstruir a economia zimbabueana.

Recentemente Harare recebeu uma linha de crédito de 400 milhões de dólares dos países vizinhos da África Austral.
XS
SM
MD
LG