Links de Acesso

Camarões: Onde Está o Dinheiro da Visita Papal?


A polícia nos Camarões está a investigar a forma como a verba destinada a visita do Papa o mês passado foi parar na conta bancária do Ministro das Comunicações

O Presidente Paul Biya ordenou um inquérito sobre a forma como os responsáveis do Ministério das Comunicações utilizaram mais de um milhão de dólares destinados a cobertura da visita do Papa Bento XVI ao país, em Março passado.

A investigação vem no rescaldo de noticias da imprensa local que indicam que durante os quatro dias da visita papal aos Camarões, o Ministro das Comunicações, Jean Pierre Bity-Bi-Essam, foi depositar na sua conta bancária privada uma quantia no valor de 200.000 dólares. O ministro explicou ter depositado a verba por motivos de segurança:

Disse o Ministro ter informado as autoridades bancárias acerca da origem e fim apropriado da conta, mas que, todavia, não tinha informado os seus superiores acerca da acção, até agora.

A imprensa local que divulgou a noticia disse que a quantia fora depositada pela Directora da Administração das Finanças do Ministério das Comunicações, Bella Chantal Ndzie, presentemente sob investigação, juntamente com outros funcionários do seu ministério, pelas autoridades camaronesas.

O Ministro das Comunicações disse que não tinha nada a esconder afirmando não ter cometido qualquer crime.

Biyiti disse que a única questão que resta agora a resolver é a de se saber o que é que foi feito do dinheiro. Afirmou ter utilizado a verba para despesas no Centro da Imprensa do Hotel Hilton e mais outros custos de transporte durante a visita papal.

O antigo jornalista que se tornara Ministro das Comunicações em 2007,disse que iria tornar publica a tabela das despesas incorridas durante a visita pontifícia, assim como as receitas da sua própria conta bancária.

A organização Transparency Internacional coloca os Camarões no grupo de países onde se praticam varias formas de corrupção e subornos generalizados, nos escalões oficiais.

No inicio da sua visita, o Papa apelou a medidas contra a corrupção, sem se referir especificamente ao Presidente Biya ou aos Camarões, afirmando apenas que os cristãos nunca devem permanecer silenciosos em face dos que sofrem da violência em qualquer das suas formas.

Relacionados

XS
SM
MD
LG