Links de Acesso

África Ocidental prepara-se para Gripe Suina


Países da África Ocidental, em resposta a ameaça da gripe suína, reactivaram sistemas de aviso precoce criados após a eclosão da gripe aviária há três anos.

Os maiores destinos turísticos da região estão mais expostos a uma potencial erupção de um surto de gripe suína já que visitantes que contraíram a doença na América do Norte podem transportar a gripe parta África.

O Ministério da Saúde de Marrocos reactivou as medidas postas em prática aquando da gripe aviária. O reino fica próximo de Espanha, onde foram reportados os primeiros casos europeus de gripe suína. Marrocos apertou a fiscalização sanitária em terra, mar e nos aeroportos, colocando câmaras detectores de febre e aumentando a vigilância epidemiológica clínica e biológica.

As autoridades sanitárias no Togo anunciaram ter aumentado as fiscalizações de saúde em portos e aeroportos. A Nigéria está também focada na detecção precoce, coordenando a vigilância nos portos e aeroportos com a Organização Mundial de Saúde.

O Senegal está a voltar-se para o seu sistema de aviso precoce da gripe aviária, com funcionários em todos os distritos do país colocados em alerta máximo para informar casos suspeitos. Médicos estão a fazer diáriamente, em vez de semanalmente, relatórios de saúde de grupos de pacientes com sintomas equivalentes a uma gripe.

Funcionários senegaleses disseram estar a seguir as actuais recomendações das Nações Unidas contra as restrições de viagem e não estão a cancelar quaisquer voos directos da América.

O Ministério da Saúde do Senegal informou ter uma reserva de Tamiflu para tratar qualquer potencial surto de gripe suína e quer que as pessoas fiquem atentas aos riscos de contrair a doença sem criar histeria.

O Gana tem trabalhadores de saúde em todos os pontos de entrada fiscalizando a chegada de passageiros que possam apresentar sintomas de gripe suína, como disse Joseph Amankwa, Director-Geral de Saúde Publica.

"O que estamos a pedir-lhes é que intensifiquem a fiscalização para garantir que quem quer que chegue ao país com sinais e sintomas de infecção do trato respiratório, seja imediatamente encaminhado para o hospital mais próximo."

As Nações Unidas informaram ter fundos disponíveis para ajudar os países africanos a combater a gripe suína. O gabinete do secretário-geral da ONU disse que África é particularmente vulnerável após uma série de crises alimentares e de saúde.

XS
SM
MD
LG