Links de Acesso

Jacob Zuma: Funcionalismo Tem que Ser Eficiente


Milhares de sul-africanos apinharam-se no estádio desportivo de Durban para celebrarem o 15 aniversario do Dia da Liberdade, que assinala a data em os eleitores sul-africanos deram ao ANC uma vitoria esmagadora ,nas primeiras eleições pós-apartheid na sua história.

Na semana passada , o ANC conquistou mais uma vez, uma vitória retumbante nas quartas eleições desde o fim da era do apartheid, esperando-se que o seu líder, Jacob Zuma, se torne no próximo presidente sul-africano, quando o parlamento se reunir no próximo dia 6 de Maio.

Os responsáveis do ANC declinaram comentar qual será a composição do próximo gabinete de Zuma. Mas Zuma declarou no seu discurso de vitória, no sábado, que a boa governação seria o maior objectivo do seu próximo governo:

"O próximo gabinete ira exigir a transformação do funcionalismo público num órgão eficiente para responder efectivamente as necessidades do nosso povo," disse Zuma

Todavia, analistas afirmam que Zuma irá enfrentar um importante desafio nos seus esforços para responder imparcial e equitativamente aos requisitos de vários grupos com as suas próprias agendas sociais.

As autoridades eleitorais anunciaram, no sábado, que o ANC venceu cerca de 66 por cento dos votos a nível nacional, esperando-se que venha a ocupar 264 dos 400 assentos no parlamento.

Por seu lado, a Aliança Democrática ganhou mais de 16 por centos dos votos lugares, enquanto o Partido do Congresso do Povo, formado há 4 meses, dissidente do ANC, ganhou cerca de sete por cento dos votos.

XS
SM
MD
LG