Links de Acesso

As Últimas de Washington


Eleições na África do Sul

Na África do Sul realizam quarta-feira eleições gerais.

Jacob Zuma, líder do ANC, o partido no poder, disse esperar que o seu partido alcance uma esmagadora vitória nas eleições gerais de quarta-feira.

Numa conferência de imprensa Zuma disse a jornalistas prever uma grande afluência às urnas e ainda o que chamou de resultados que dêem ao seu partido um mandato enorme e decisivo.

O ANC é com efeito favorito para vencer as eleições por maioria folgada. As últimas sondagens indicam que o ANC deverá perder entre cinco e dez por cento dos votos em relação ás ultimas eleições devendo no entanto vencer com cerca de 60 por cento.

O recém formado Congresso do Povo, Cope deverá ter algum impacto nestas eleições e analistas afirmam que a grande questão é saber se o COPE vai ultrapassar a Aliança Democrática como principal partido da oposição.

O partido Inkhata da Liberdade, do veterano politico Mangosutho Buthelezi tem estado a perder terreno desde 1994 e tudo indica que essa tendência vai continuar em 2009.

Pirata Somali Julgado em Nova York

O único somali sobrevivente do ataque pirata a um navio de carga americano no princípio do mês, compareceu hoje perante um tribunal em Nova York para ouvir as acusações que sobre ele impedem.

Abdu Wali Musi vai ser a primeira pessoa a ser julgada nos Estados Unidos por actos de pirataria em mais de um século, apesar dos seus pais terem pedido clemência.

Funcionários americanos disseram que Musi tem 18 anos, mas o seu pai disse ao Serviço Somali da Voz da América que o seu filho tem apenas 16 anos tendo ficado sob a influência de "gangs" e dinheiro.

Entretanto, piratas somalis libertaram um navio de transporte de produtos químicos e os seus 23 tripulantes sequestrados a 10 de Novembro do ano passado. Desconhece-se se foi pago algum resgate pela libertação do "Stolt Strengh.

Al-Bashir na Etiópia

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, esta na Etiópia, na sua sexta visita a um pais estrangeiro desde que o Tribunal Penal Internacional lhe emitiu um mandato de captura por acusações de crimes de guerra.

Al-Bashir foi recebido no aeroporto de Adis Abeba pelo primeiro-ministro etíope Meles Zenawi.

O Tribunal Penal Internacional acusa Bashir de ter orquestrado uma campanha de assassínios, violações e outros crimes contra civis em Darfur, onde o seu governo combate rebeldes desde 2003.

Aldeões Confrontam Bandidos no Quénia

A Polícia queniana informou que pelo menos 29 pessoas morreram no centro do pais em consequência de confrontos entre residentes e membros dos Mungiki um banido grupo de criminosos.

Os confrontos ocorreram nos arredores da cidade de Katina onde os membros dos Mungiki tem actuado ultimamente.

A violência principiou na segunda-feira a noite depois de aldeões ao redor da cidade de Katina se terem organizado para lutar contra membros do notório "gang" Mungiki, que começaram a tornar-se activos na área.

Não foi o primeiro acto de violência na área envolvendo o Mungiki. Nos últimos dois meses "vigilantes" mataram pelo menos 13 membros do bando criminoso.

Obama critica Presidente do Irão

O presidente Barack Obama disse que a denúncia de Israel pelo seu homólogo iraniano Mahmoud Ahmadinejad fere o Irão, mas prometeu continuar a perseguir uma "diplomacia directa e franca" com Teerão.

Obama afirmou que os comentários do presidente iraniano minam a posição do Irão no mundo. Falando terça-feira em Washington, Obama notou que muitas pessoas que podiam ter simpatia pelo Irão sobre outros assuntos, abandonaram a sala quando Ahmadinejad discursava numa conferência das Nações Unidas em Genebra.

O presidente acrescentou que achou terríveis muitas das observações do líder iraniano sobre Israel, mas disse que o Irão tem muitos centros de poder.

Membros da Al-Qaida detidos na Turquia

Informações provenientes da Turquia referem que a polícia deteve pelo menos 34 pessoas com ligações à rede terrorista Al Qaida.

A agência noticiosa Anatólia e a televisão turca noticiam que as operações da polícia contra esconderijos da Al Qaida tiveram lugar às primeiras horas de terça-feira.

No passado, grupos islâmicos radicais levaram a cabo ataques terroristas naquele país predominantemente muçulmano. Em 2003, militantes da Al Qaida mataram mais de 60 pessoas na cidade de Istambul.

Cabul Conversa com Taliban

O governo afegão anunciou que manteve conversações positivas com militantes taliban num esforço para encorajar os esforços de paz face a uma insurreição cada vez mais sangrenta.

O porta-voz do presidente disse, na terça-feira, que representantes do governo estiveram em contacto com militantes dos mais diversos níveis, mas não adiantou mais pormenores.

Rebeldes no Sri Lanka perseguidos pelo Exército

O exército do Sri Lanka anunciou que prossegue uma operação militar lançada contra os rebeldes tigres Tamil, depois de os separatistas terem ignorado o prazo estabelecido pelo governo para que se rendessem.

Os militares afirmam ter capturado mais território aos rebeldes, depois do prazo ter expirado.

Entretanto, os rebeldes acusaram o governo de ter morto mais de mil civis durante acesos combates na segunda-feira.

XS
SM
MD
LG