Links de Acesso

As Últimas de Washington


Piratas Somalis Libertam Cargueiro Libanês

O Programa Alimentar Mundial da ONU anunciou que o navio "MV Sea Horse" foi mandado em liberdade na sexta-feira, um facto confirmado por um grupo sediado no Quénia que observa a actividades dos piratas do mar.

Aquele navio tinha sido apresado na passada terça-feira, quando seguia a caminho da Índia para carregar alimentos para distribuir na Somália.

Os piratas disseram a jornalistas, hoje, que comerciantes somalis pagaram um resgate de cem mil dólares pela libertação do navio.

Num incidente separado, a NATO anunciou que um grupo de piratas tentou, sem sucesso, entrar a bordo de um navio de nacionalidade maltesa, quando este navegava no Golfo de Aden, na segunda-feira.

Um porta-voz da NATO disse que o "MV Atlantica" foi atacado por piratas que abriram fogo, de bordo de duas lanchas rápidas. O cargueiro efectuou manobras para fugir aos piratas e conseguiu escapar.

Ravalomanana Quer Cooperar

O deposto presidente de Madagáscar, Marc Ravalomanana, diz esperar ao seu país dentro de algumas semanas.

O antigo presidente disse a jornalistas, na África do Sul, na segunda-feira, que está na disposição de partilhar do poder com o novo presidente Andry Rajoelina.

Ravalomanana exortou também para a realização de novas eleições antes do fim do ano para resolver a crise política no país.

A comunidade internacional condenou o golpe e tanto a União Africana como a SADC suspenderam a participação de Madagáscar.

Fundo Global Com Falta de "Cash"

O Fundo Global adverte que a crise financeira global poderá desferir um revés nos esforços para combater a SIDA e outras doenças no mundo em desenvolvimento.

Michael Kazatchkine, director do fundo, afirma-se preocupado que alguns países ricos poderão não cumprir com os seus compromissos de financiar iniciativas de desenvolvimento e de saúde pública.

O fundo, de combate à SIDA, tuberculose e Paludismo, espera ter um défice de cerca de 4 biliões de dólares nas suas actividades, ate ao final do próximo ano. As dificuldades surgem com o mundo desenvolvido a tentar fazer face ao impacto gerado pela crise económica global.

Obama: Governo Reduz Gastos

O presidente norte-americano, Barack Obama, reuniu-se com o seu gabinete pela primeira vez desde o inicio do seu mandato, e o tópico em discussão foi a redução dos gatos do governo federal.

Uma fonte da administração indicou que o presidente pediu aos responsáveis das várias agências e departamentos federais para reduzirem, ao todo, em 100 milhões do orçamento federal.

No sábado, no seu discurso semanal, Obama afirmou que o curso actual dos gastos governamentais é insustentável. Construir uma fundação económica sólida requer uma examinação dolorosa da forma como cada dólar é gasto.

O orçamento proposto por Obama é de 3,5 triliões de dólares. Nas próximas semanas, Obama disse que vai anunciar que programas governamentais serão reduzidos.

Relações Rússia-NATO

Jornais russos referem que o representante permanente da Rússia junto da NATO, ameaça cancelar uma reunião com a organização atlântica, caso esta vá em frente com as planeadas manobras militares na antiga república soviética da Geórgia.

Dmitri Rogozin disse que o governo está a espera da reacção da NATO ao protesto de Moscovo antes de decidir-se por um curso de acção.

Responsáveis da NATO dizem que as manobras, envolvendo mil e 300 soldados de 19 países, já tinham sido agendadas há muito tempo pelo que não deveriam constituir uma surpresa para Moscovo.

O encontro Rússia-NATO está previsto para 19 de Maio, e as manobras para terem lugar entre 6 de Maio e 1 de Junho.

Delegados Ocidentais Contestam Ahmadinejad

Dezenas de delegados que participavam na Cimeira da ONU sobre o Racismo abandonaram a sala durante o discurso proferido pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

Delegados europeus e canadianos protestaram assim contra as críticas feitas pelo presidente iraniano contra a fundação do Estado de Israel e contra a marginalização dos palestinianos.

No início do discurso de Ahmadinejad dois manifestantes envergando perucas coloridas atiraram um objecto na direcção do presidente iraniano, mas não lhe acertaram. Elementos dos serviços de segurança expulsaram da sala os manifestantes.

Os EUA e alguns dos seus aliados boicotaram a sessão, receando que este fosse transformado numa manifestação anti-judaica.

Amnistia Critica Justiça Iraniana

O chefe do sistema judicial do Irão ordenou um apelo rápido e justo no caso da jornalista iraniana americana Roxana Saberi.

Uma declaração afirma que o Ayatolah Mahmoud Hashemi Sharudi emitiu um decreto dirigido aos tribunais dois dias após Saberi ter sido condenada a oito anos de prisão por espionagem.

A agência de notícias Associated Press disse que Saberi recebeu hoje a visita dos seus pais que declararam que esta se encontra bem de saúde.

No domingo o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad apelou ao sistema judicial para assegurar que a jornalista irá ter acesso a advogados de defesa durante o processo de apelação.

Ahmadinejad fez a declaração após crescentes críticas internacionais ao julgamento que foi levado a cabo à porta fechada. Entretanto, a organização Amnistia Internacional condenou a sentença salientando que o caso não tinha credibilidade porque as autoridades iranianas não tinham revelado quais as provas contra Saberi.

Relacionados

XS
SM
MD
LG