Links de Acesso

Últimas de Washington


A Coreia do Norte afirmou que vai deixar as conversações hexa-partidas sobre desarmamento e que vai fortalecer o seu programa nuclear.

Pyongyang acrescentou que a decisão constitui um protesto contra o facto das Nações Unidas terem condenado o recente teste de um míssil balístico norte-coreano.

Aqui em Washington, uma alta entidade da administração americana disse à VOA que a Coreia do Norte deve regressar à mesa das conversações e respeitar os seus compromissos internacionais sob pena de ficar mais isolada.

Por seu turno, o primeiro-ministro japonês, Taro Aso, apelou à Coreia do Norte para que respeite a declaração da ONU e para que volte à mesa das negociações.

Quanto à China apelou à calma e à contenção dos 6 países envolvidos nas conversações para pôr termo ao programa nuclear norte-coreano.

Tailândia emite mandados de captura contra manifestantes

Na Tailândia as autoridades emitiram mandados de captura contra 14 dirigentes de manifestações da oposição que durante dois dias provocaram confrontos com as forças de segurança.

Os mandados acusam o antigo primeiro ministro Taksin Shina-Watra e 13 outras pessoas de reuniões ilegais e incitamento de actos criminosos.

Na segunda-feira duas pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em confrontos entre manifestantes e tropas governamentais.

Hoje, quatro dirigentes das manifestações entregaram-se à policia e apelaram ao fim pacifico das manifestações.

Togo: irmão do presidente acusado de envolvimento em golpe


No Togo, autoridades oficiais afirmaram que o irmão do presidente Faure Gnassingbe, se encontra sob detenção domiciliária devido a uma tentativa de golpe de estado.

As forças de segurança isolaram uma zona residencial no domingo a noite, durante uma rusga na sua residência na capital, Lomé.

O procurador-geral do país, Robert Bakai, disse que as forças especiais foram atacadas durante a busca pelos guarda-costas e soldados estacionados no complexo.

Disse o responsável togolês que as autoridades tentaram interrogar o irmão do presidente relativamente a conspiração de golpe por parte das forcas de segurança de um país estrangeiro não identificado, adiantando que o presidente Gnassingbe cancelou uma planeada viagem a China após ter sido informado da tentativa de golpe.

Sri Lanka: rebeldes acusam governo de não ser sincero

No Sri Lanka,os rebeldes Tigres Tamil disseram que o anúncio do governo para um cessar-fogo de dois dias não é sincero, apelando a uma trégua permanente supervisionada pela comunidade internacional.

Os guerrilheiros Tigres Tamil disseram no seu comunicado de hoje ser necessário um acordo apoiado pela comunidade internacional a fim de trazer a paz ao país.

As forças armadas do Sri Lanka iniciaram a trégua de dois dias no principio da manhã da segunda-feira, tal como ordenara o Presidente Mahinda Rapaksa, que disse aos seus soldados para dispararem apenas quando fossem atacados.

Mahinda Rapaksa disse que a suspensão da luta poderá ajudar os civis a abandonarem as áreas de combate, mas noticias referem que até agora muito poucas pessoas atravessaram a fronteira para o território em poder das forcas governamentais.

As Nações Unidas calculam que cerca de 100 mil não-combatentes estão encurralados na zona em poder dos Tigres Tamil confinados a uma estreita faixa costeira nas matas a nordeste do país.

Estados Unidos: democratas poderão ter mais 1 senador


Aqui nos Estados Unidos, um tribunal do estado de Minnesota declarou o candidato democrata Al Franken vencedor das eleições de Novembro passado para o Senado americano.

De acordo com a decisão do tribunal, Franken venceu com apenas 225 votos de vantagem em relação ao seu opositor republicano, Norm Coleman.

Contudo Coleman já fez saber que não aceitava a derrota e que vai recorrer da decisão junto do Supremo Tribunal do estado de Minnesota.

Irão: administração americana vai analisar mudança de estratégia

A administração Obama estaria a considerar abandonar a pré-condição de que o Irão acabe com o enriquecimento de urânio para negociações com Teerão sobre seu programa nuclear.

O jornal " The New York Times" afirma que Washington e os seus aliados europeus estão trabalhando em propostas que simbolizariam uma mudança na estratégia americana. A administração anterior exigia que Teerão interrompesse todas as actividades nucleares antes de qualquer conversa.

Aquele jornal também diz que os Estados Unidos e a Europa pressionarão gradualmente o Irão a abrir seu programa nuclear a inspecções mas permitirão que o país continue a enriquecer urânio por um período determinado.

Enquanto isso a jornalista americana de origem iraniana Roxana Saberi foi a julgamento esta semana. Ela é acusada de espionagem pelo governo do Irão.

O julgamento começou na segunda-feira, e o veredicto será conhecido dentro de duas semanas.

Os Estados Unidos rejeitaram a acusação e insistiram na libertação da jornalista.

Roxana de 31 anos de idade, foi presa em Janeiro sob alegação de trabalhar no Irão sem as devidas credenciais.

Contudo, na semana anterior, autoridades iranianas acusaram-na de espionagem, dizendo que Roxana usou a profissão como desculpa para enviar informações confidenciais para os serviços secretos dos Estados Unidos.





XS
SM
MD
LG