Links de Acesso

Impasse ao Largo da Somália


Entidades oficiais marítimas na África Oriental dizem ter informações que indicam que pelo menos dois navios, anteriormente em poder dos piratas, com vários reféns a bordo, estão a caminho da zona onde se encontram 4 piratas, que mantêm em seu poder o capitão americano num salva-vidas a deriva, observado por uma unidade naval americana.

Fontes marítimas leste-africanas disseram a Voz da América que um cargueiro alemão e a sua tripulação de 24 membros, capturados pelos piratas no sábado, está a caminho do norte, nas vizinhanças do local onde teve lugar na quarta-feira a tentativa de captura do porta-contentores americano Maersk Alabama.

A embarcação tinha sido capturada por 4 piratas armados a cerca de 440 quilómetros a sudeste de Eyl, uma vila costeira no estado semi-autónomo da Puntlandia. Mas os piratas perderam o controlo do navio depois da tripulação do mesmo, de 24 homens, terem dominado os assaltantes.

Os piratas escaparam em seguida num salva-vidas coberto, levando consigo como refém o capitão do navio.

No princípio da manha da sexta-feira notícias indicam haver uma especulação segundo a qual navios desviados estariam a ser enviados a área para servirem de escudo ao salva-vidas onde se encontra o capitão americano, Richard Phillips, como refém.

Por outro lado, o Director da Associação dos Marinheiros da África Oriental, Andrew Mwangura, sediada no porto queniano de Mombaça, disse acreditar-se encontrar-se também na zona o navio pesqueiro taiwanês, e os seus 29 homens a bordo, capturados perto das Ilhas Seychelles, na segunda-feira.

Mwangura teria afirmado ainda não acreditar que os piratas estejam prestes a montar uma operação de resgate, mas que poderiam usar os navios em seu poder como escudos na busca doutros navios naquelas águas:

‘É um bom negocio para eles…durante a noite trabalham a luz da lua…tudo isto eh bom para os piratas…podem caminhar até onde quiserem na caça doutros navios.’

Geralmente, os piratas utilizam navios maiores para atrelarem embarcações menores, muito longe ao largo da costa. Viajam em barcos velozes, com três ou cinco piratas a bordo, em perseguição dos navios maiores, mais lentos. Dessa forma, os piratas assaltaram mais de 130 navios o ano passado, capturando 40, angariando milhões de dólares em resgate. Pelo menos 17 navios e mais de 250 membros da estão ainda em poder dos piratas.

XS
SM
MD
LG