Links de Acesso

EUA Não Estão em Guerra com Islão – Barack Obama


O president Barack Obama declarou que os Estados Unidos não estão em guerra com o Islão.

Falando na Turquia Obama disse que os Estados Unidos consideram que uma parceria com o mundo islâmico é vital para se impedir o avanço de uma ideologia extremista que as pessoas de todas as fé rejeitam.

Obama afirmou que deseja melhores relações com o mundo muçulmano em geral, e com a Turquia, em particular.

Barack Obama disse que veio a Turquia no fim do seu périplo ao estrangeiro na qualidade de presidente para "enviar uma mensagem ao mundo".

Diante dos Parlamentares turcos, o presidente americano disse que desejava restaurar a confiança, não apenas entre os Estados Unidos e a Turquia, mas entre a América e o Mundo Muçulmano. Para Obama "os Estados Unidos não estão e nunca estarão em guerra com o Islão".

A América deseja uma parceria baseada em interesses e respeito mútuos. Obama prometeu que iria escutar e tentar encontrar um denominador comum em questões em que as nossas opiniõesb possam ser divergentes.

"Iremos respeitar mesmo quando não estivermos de acordo" disse o presidente americano querer "fazer saber a nossa profunda apreciação da fé islâmica que tem feito muito durante muitos séculos na configuração do mundo em que se encontra também o meu próprio pais".

"Os Estados Unidos sentem-se mais ricos pelas contribuições dos muçulmanos americanos," disse Obama recordando que "muitos americanos têm membros muçulmanos nas suas famílias, ou viveram nos países de comunidades de maiorias muçulmanas".

"Sei-o muito be porque eu próprio tive esta experiencia", acrescentou

Muitas das declarações do Presidente Obama referiram-se especificamente às relações entre a Turquia e os Estados Unidos, classificando a Turquia como sendo um aliado importante e parte integrante da Europa. O presidente americano salientou o papel da Turquia como ponte entre culturas e a sua qualidade privilegiada de uma democracia secular muito embora a sua população seja 99 por cento de uma maioria muçulmana:

"A grandesa da Turquia está no facto de se situar no centro de tudo o que se passa entre o leste o oeste, no ponto onde se encontraam, disse o presidente que afirmou ainda que os Estados Unidos apoiam os esforços da Turquia para aderir à União Europeia.

Durante a sua campanha Obama afirmara que os Estados Unidos iriam assinar a resolução sobre genocídio dos arménios, mas na capital turca o Presidente Obama nunca o termo genocídio, notando apenas que discussões que estão em curso sobre a matéria.

XS
SM
MD
LG