Links de Acesso

Coreia do Norte Divide ONU


Os Estados Unidos e a União Europeia apelaram a uma resposta conjunta das Nações Unidas ao lançamento de um foguetão pela Coreia do Norte, enquanto a China e a Rússia apelaram à contenção da comunidade internacional.

Uma declaração conjunta divulgada pelos Estados Unidos e pela União Europeia apela a que as resoluções das Nações Unidas não fiquem impunes.

Anteriormente o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedira, em Praga, ao Conselho de Segurança das Nações Unidas – que reunirá esta tarde, em Nova Iorque que dê uma resposta enérgica ao lançamento norte-coreano, considerado uma violação da resolução do Conselho de Segurança de 2006 que proíbe a Coreia do Norte de fazer ensaios nucleares ou de testar mísseis balísticos.

A União Europeia também já tinha condenado o lançamento, através de um comunicado da presidência checa, que lamentou uma acção que introduz ainda mais tensões na estabilidade regional numa altura em que o facto de a questão nuclear continuar por resolver na península coreana requer a construção da confiança.

A China e a Rússia, que têm direito de veto no Conselho de Segurança, adoptaram um tom mais contido na condenação do lançamento.

XS
SM
MD
LG