Links de Acesso

As Últimas de Washington


Protestos violentos em Londres

Os motins parecem ter acalmado na City de Londres, onde manifestantes tinham quebrado a fachada de vidro do Royal Bank of Scotland e entrado dentro das instalações, destruindo computadores e tudo o que estivesse à vista.

Apesar de parte do protesto se ter tornado mais desordeiro, e alguns manifestantes mais agressivos se dirigissem para perto da fachada de outro banco, a situação parecia entretanto ter acalmado.

Apesar da violência no Royal Bank of Scotland, alguns diziam que a manifestação estava a ser pacífica. Alguns dos presentes nos protestos eram antigos trabalhadores da City que ficaram sem emprego na sequência da crise financeira.

A polícia anunciou algumas detenções depois da invasão da dependência do Royal Bank of Scotland.

Obama convidado a ir a Pequim

Os Estados Unidos e a China concordaram em retomar o diálogo sobre direitos humanos logo que possível. O Presidente norte-americano, Barack Obama, foi convidado pelo seu homólogo chinês, Hu Jintao, a visitar Pequim.

A viagem ficou marcada para o segundo semestre deste ano, anunciou a Casa Branca.

Não foram os direitos humanos que ocuparam a maior parte da reunião à margem da cimeira do G20, em Londres, entre Hu e Obama, já que a crise económica foi o principal assunto deste primeiro diálogo directo entre os dois Presidentes, que passou ainda pela Coreia do Norte e o Irão.

Novos números do desemprego nos Estados Unidos

Em Março, o número estimado de perdas de emprego aumentou para 742 mil, o valor mais elevado de sempre desde que se iniciou a crise, em Setembro do ano passado.

Os dados da consultora ADP Employer Servisses comparam com os 706 mil empregos que foram extintos em Fevereiro, um valor revisto em alta face aos 697 mil anunciados anteriormente para esse mês. O departamento do Trabalho irá divulgar os dados oficiais dentro de dois dias.

Afeganistão e Paquistão vão cooperar

Os presidentes do Afeganistão e do Paquistão prometeram cooperar nas iniciativas de combate aos extremistas Islâmicos, no decurso de uma cimeira patrocinada pela Turquia.

Hamid Karzai, Asif Ali Zardari e o anfitrião Abdullah Gul acordaram em partilhar informações dos serviços secretos e prosseguir os contactos trilaterais a vários níveis oficiais.

Karzai e Zardari solicitaram ao presidente turco para organizar uma cimeira a fim de fomentar a cooperação regional.

Novo ministro dos estrangeiros de Israel causa controvérsia

O novo ministro dos estrangeiros de Israel afirmou que fazer concessões aos Palestinianos apenas irá resultar em mais guerra.

Avigdor Lieberman provocou as preocupações Palestinianas quando frisou que Israel não está vinculado ao acordo de 2007 mediado pelos Estados Unidos para resolver o conflito Israelo-Palestiniano, mas que irá acatar o roteiro de 2003.

Não se conhece qual a distinção que Lieberman faz entre os dois planos, já que ambos prevêem a criação de um estado Palestiniano.

Bashir na Arábia Saudita

O Presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, deslocou-se à Arábia Saudita, em mais uma visita ao estrangeiro, num claro desafio ao mandado de captura passado em Março pelo Tribunal Penal Internacional para que responda pela acusação de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, cometidos no Darfur.

Trata-se da quinta deslocação ao exterior nos últimos dez dias, depois de idas à Eritreia, ao Egipto, à Líbia e ao Qatar, onde participou numa cimeira da Liga Árabe, que lhe manifestou a sua solidariedade.

Nova estirpe de tuberculose

A directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que uma nova estirpe de tuberculose resistente a medicamentos está a espalhar-se através do mundo a um ritmo alarmante.

Margaret Chan, que classificou o fenómeno por uma "uma situação potencialmente explosiva", emitiu o aviso no início de uma conferência de três dias em Pequim de funcionários de saúde de pelo menos 27 países com altos níveis de tuberculose resistente a medicamentos.

A OMS diz que dos nove milhões de casos de tuberculose reportados anualmente em todo o mundo, cerca de 500 mil são de estirpes resistentes a múltiplos medicamentos – a maioria deles em países subdesenvolvidos com inadequados sistemas de saúde.

Relacionados

XS
SM
MD
LG