Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama afirmou que as companhias de automóveis americanas que receberam biliões de dólares de ajudas de emergência não fizeram mudanças suficientes para justificar a continuidade da assistência do governo.

Obama pediu ao presidente do conselho de administração da General Motors, Rick Wagoner, para apresentar a sua demissão, o que já fez, tendo sido substituído por Fritz Henderson. Obama deu a General Motors 60 dias para apresentar um melhor plano de recuperação económica.

O presidente Obama disse que o terceiro maior construtor de automóveis dos Estados Unidos, a Chrysler, esta ainda mais fraca e não poderá sobreviver sem formar uma parceria com outra companhia, tendo dado a Chrysler 30 dias para fazer um tal acordo com a empresa italiana Fiat.

Barack Obama levantou também a possibilidade das companhias de automóveis americanas poderem enveredar por uma forma de bancarrota que lhes permitiria livrarem-se de algumas das suas dívidas, reorganizarem-se e voltarem a actividade comercial.

AL-BASHIR CRITICA CONSELHO DE SEGURANCA

O presidente do Sudão criticou o Conselho de Segurança das Nações Unidas por ter pedido ao Tribunal penal Internacional para abrir uma investigação sobre os crimes de guerra na região de Darfur.

Falando na abertura da cimeira da Liga Árabe que teve hoje início em Doha, com a presença de líderes de 22 países , Omar al-Bashir acusou o Conselho de Segurança de ser corrupto e pediu ao Tribunal Penal Internacional para retirar o seu mandato de captura por crimes de guerra.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, antes da cimeira da Liga Árabe,classificou de volátil a segurança em Darfur e disse continuar preocupado sobre a decisão do Sudão de expulsar agências humanitárias da área.

KOFI ANNAN ADVERTE GOVERNO DO QUENIA A EFECTUAR REFORMAS

O antigo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, advertiu os lideres do Quénia a efectuarem as reformas prometidas ou enfrentam a ira do seu povo.

Annan falava hoje numa conferência em Genebra assinalando o aniversário do acordo de partilha de poder que ajudou a negociar no ano passado entre os dois principais partidos do Quénia.

Kofi Annan disse que os quenianos estão frustrados pelas lutas intestinas do governo, corrupção e falha em criar um tribunal especial para julgar os que estiveram por detrás da violência que irrompeu no pais depois das últimas eleições presidenciais e que matou mais de 1300 pessoas.

POLICIA QUENIANA ABUSA REFUGIADOS SOMALIS

O grupo internacional de direitos humanos Human Rights Watch disse que a polícia queniana está a abusar refugiados somalis em campos superlotados no nordeste do Quénia.

A Human Rights Watch precisou que cerca de 60 mil refugiados somalis atravessaram a fronteira do Quénia no ano passado, apesar do governo queniano ter encerrado oficialmente aquela fronteira.

A Human Rights Watch denunciou que a polícia queniana detém muitas vezes novos refugiados em busca de subornos, algumas vezes usando ameaças e violência, incluindo violência sexual, tendo acrescentando que os que não pagam são enviados de volta para a Somália, o que constitui uma violação da lei internacional e da lei de refugiados queniana.

CIMEIRA DA SADC PODERA IMPOR SANCOES A MADAGASCAR

Líderes da África Austral discutem crises regionais em Madagáscar e Zimbabué, na cimeira de um dia que decorre na Suazilândia.

Informações da cimeira indicam, que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) poderá impor sanções a Madagáscar, onde a oposição e as forças armadas forçaram o presidente Marc Ravalomanana a resignar no principio do mês, a favor do presidente da Câmara de Antananarivo, Andry Rajoelina.

Ravalomana encontra-se na Suazilândia a assistir a cimeira da SADC.

DETIDOS SETE PIRATAS AO LARGO DA SOMALIA

Forças navais europeias detiveram sete piratas suspeitos ao largo da costa da Somália.

O Ministério da Defesa da Alemanha informou que piratas suspeitos dispararam contra um navio de apoio logístico da marinha alemã, o Spessart, domingo, no Golfo de Aden.

O Ministério acrescentou que o navio alemão ripostou ao fogo e perseguiu os piratas com ajuda de outros vasos de guerra da missão anti-pirataria da União Europeia.

Os sete piratas suspeitos foram transferidos para a fragata alemã "Rheinland-Pfalz".

ATAQUE BOMBISTA MATA NOVE PESSOAS EM KANDAHAR

Funcionários afegãos informaram que nove pessoas morreram, incluindo cinco agentes da polícia, num ataque bombista suicida a um complexo governamental na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão.

Aqueles funcionários disseram também que foram abatidos cinco militantes islâmicos quando montavam engenhos explosivos na província de Khost e que um outro engenho foi accionado por um veículo policial na província de Paktia, matando três agentes.

Entretanto, um antigo comandante afegão talibã disse a agencia Reuters que 95 por cento dos talibãs estão dispostos a baixar as armas, se o governo afegão garantir a sua segurança.

XS
SM
MD
LG