Links de Acesso

Pyongyang Prepara Lançamento de Foguetão


Altos responsáveis da Coreia do Sul e dos Estados Unidos abandonaram praticamente a ideia de recorrer ao uso da força militar para impedirem o lançamento do foguetão de longo alcance que se acredita será efectuado pelo governo norte-coreano nos próximos dias.

Pyongyang anunciou que iria lançar para o espaço, nos próximos dias, um engenho que descreveu como um satélite de comunicações.

O Instituto Científico dos Estados Unidos tornou públicas imagens do novo satélite, mostrando o foguetão na plataforma de lançamento, o que está a ser interpretado como uma clara indicação de um próximo lançamento, provavelmente entre 4 a 8 de Abril, tal como a Coreia do Norte indicou.

Por outro lado, a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão descrevem a iniciativa espacial norte-coreana como uma atitude inaceitável destinada a melhorar a capacidade norte-coreana no domínio de mísseis balísticos. Afirmam as três potências que a acção de Pyongyang constitui uma violação da resolução das Nações Unidas de 2006, imposta à Coreia do Norte aquando do ensaio por Pyongyang de uma arma nuclear. O grupo exige uma explicação.

Todavia, o Presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, rejeita qualquer resposta de carácter militar à nova iniciativa norte-coreana. Numa entrevista publicada no jornal britânico Financial Times, o governante sul-coreano afirma que vai evitar quaisquer medidas extremas tais como o encerramento do Parque Industrial conjunto, norte-sul-coreano.

O Secretário de Defesa americano, Robert Gates, minimiza igualmente qualquer resposta de carácter militar a Pyongyang, tendo adiantado que os Estados Unidos iriam apenas tentar abater o engenho no caso, pouco provável, de parecer constituir uma ameaça directa ao território americano.

Um dos navios de guerra americanos que deverá acompanhar de perto o lançamento do engenho norte-coreano nas águas entre a Coreia do Norte e o Japão, já levantaram âncora de um porto sul-coreano, hoje, segunda-feira, acreditando-se ainda que a Coreia do Sul e o Japão estejam, por sua vez, a enviar contra-torpedeiros para a recolha de informações acerca do evento.

O Japão é o único pais que anunciou até agora planos específicos para abater o foguetão norte-coreano, cuja trajectória se espera atravessará directamente território japonês. Na semana passada, Ministro de Defesa nipónico ordenou às forças de defesa para se prepararem no sentido de terem que destruir qualquer parte do engenho que possa constituir ameaça.

Park Seung –jae, consultor do Ministério de Defesa do Japão, e que trabalha com o Instituto Estratégico em Seul, acredita que o mais certo é que o Japão tente abater o satélite espacial norte-coreano.

"É muito importante saber que o Japão vai tentar, se terá êxito ou não é outra questão. O Japão tem o direito de abater o engenho, nenhum outro país põe isto em dúvida."

O consultor japonês disse ainda que a tentativa - sobretudo se for bem sucedida - irá aumentar a popularidade do Primeiro- Ministro Taro Aso, que, segundo indicam as sondagens à opinião pública, tem estado a baixar nos últimos meses.

Hoje, em Seul, cerca de 100 manifestantes desfilaram na baixada cidade gritando slogans contra o governo norte-coreano e o seu plano para o lançamento de um foguetão de longo alcance.

Relacionados

XS
SM
MD
LG