Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Comentando a nova estratégia americana para o Afeganistão ontem delineada pelo presidente Obama, o presidnete afegão Hamid Karzai considerou-a como respondendo exactamente às esperanças do povo afegão.

Karzai acrescentou que o plano de inclusão do Irão à escala regional era algo de muito positivo. Disse também que um possível plano para dialogar com os talibãs mais moderados era igualmente um importante desenvolvimento.

As declarações de Karzai surgem um dia depois do presidente americano ter anunciado que vai enviar mais tropas para o Afeganistão e que dará mais ênfase à diplomacia regional para derrotar os militantes da al Kaida e os seus aliados no Afeganistão e no Paquistão.

Paquistão: presidente dá apoio a rival


O presidente do Paquistão, Ali Zardari, numa intervenção perante o Parlamento apelou para o termo da gestão do governo federal na província do Punjabe.

Zardari acrescentou que apoiaria um governo daquela província chefiado pelo ex-primeiro-ministro, e seu rival, Nawaz Sharif.

Entretanto entidades oficiais paquistanesas afirmaram que forças governamentais mataram hoje 26 militantes islâmicos na região tribal de Mohmand.

Japão a postos para interceptar míssil norte-coreano


O Japão deu ordens a 3 dos seus navios de guerra equipados com sistemas anti-míssil para que derrubem qualquer míssil norte-coreano que entre no espaço aéreo nipónico.

Entretanto, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul concordaram em que qualquer lançamento de mísseis seria colocado de imediato à apreciação do conselho e segurança da ONU.

Aqueles 3 países afirmam que a Coreia do Norte está a tentar testar a sua capacidade de utilização de mísseis balísticos em desafio das resoluções das Nações Unidas.

Quanto à Coreia do Norte afirma que apenas pretende colocar em órbita um satélite de telecomunicações entre 4 a 8 de Abril.


Estados Unidos: cheias ameaçam North Dakota e Minnesotta

Aqui nos Estados Unidos os estados do Norte Dakota e Minnesotta estão a sofrer os efeitos de cheias sem precedentes.

De facto, o rio que atravessa aquelas duas regiões, o "Red River" está a sair do seu leito atingindo uma altura de 13 metros superior ao seu nível normal.

Muitos residentes e elementos dos serviços de emergência têm estado a levar a cabo um esforço de grandes proporções para tentar construir diques improvisados com sacos de areia. Teme-se contudo que os mesmos possam ceder à força da água.

Enquanto isso milhares de residentes já foram evacuados para zonas mais elevadas.

Filipinas: governo cede a exigências dos rebeldes

O governo das Filipinas decidiu retirar cerca de 800 elementos das suas forças de segurança que rodeavam os rebeldes islâmicos do grupo Abu Sayyaf na esperança de salvar 3 funcionários da Cruz Vermelha feitos reféns pelo grupo.

Os rebeldes ameaçavam decapitar um dos reféns se as forças de segurança não se retirassem da ilha filipina de Jolo no sul do país.

O presidente do comité internacional da Cruz Vermelha tinha pedido ao governo de Manila para que tomasse em consideração as exigências dos raptores. Os 3 reféns, um suíço, um italiano e um filipino foram raptados no dia 15 de Janeiro.

Londres: milhares de pessoas manifestam-se contra G-20


Milhares de pessoas desfilaram hoje nas ruas de Londres manifestando-se contra a cimeira dos líderes das 20 maiores economias, o grupo G-20, que decorrerá na semana que vem na capital britânica.

Entre os organizadores da manifestação contam-se sindicatos, organizações religiosas e grupos de defesa do meio ambiente. As manifestações deverão prosseguir durante vários dias.

As medidas de segurança foram entretanto apertadas em Londres, mas tanto a polícia como os organizadores esperam que as manifestações sejam pacíficas.

Estados Unidos e Rússia vão assinar declaração para reduzir arsenais


A Rússia afirmou que o presidente Dmitri Medvedev e o seu homólogo americano Barack Obama vão assinar uma declaração para a redução de armas nucleares quando se encontrarem na semana que vem el Londres por ocasião da cimeira G-20.

O Kremlin acrescentou que os dois presidentes emitirão também uma declaração geral sobre as relações americano-russas.

Trata-se do primeiro encontro entre os 2 presidentes.

Presidente egípcio boicota cimeira da Liga Árabe


O presidente egípcio Hosni Mubarak anunciou que não participará na cimeira da Liga Árabe a decorrer na semana que vem no Catar.

Esta decisão do líder egípcio vem pôr em destaque o fôsso existente entre os países árabes devido à crise palestiniana e à crescente influência do Irão.

O Egipto e a Arábia Saudita têm expressado a sua preocupação acerca do Irão especialmente por causa do seu apoio ao movimento palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.





XS
SM
MD
LG