Links de Acesso

As Últimas de Washington


Papa regressa a Roma

O Papa Bento 16 apelou aos dirigentes africanos para que assumam como preocupação principal as necessidades dos pobres.

Uma maior preocupação com os mais necessitados, com o bem comum e a defesa da solidariedade em nome da partilha equitativa da riqueza foi o pedido feito por Bento XVI a todos os que ocupam cargos públicos momentos antes de deixar Luanda rumo a Itália.

O Papa pediu igualmente aos homens e mulheres do mundo inteiro que voltem o seu olhar para África, para aquele continente, tão rico de esperança mas ainda tão sedento de justiça, paz e desenvolvimento.

Cólera no Zimbabué

A Organização Mundial de Saúde revelou que a epidemia de cólera no Zimbabué, que já custou a vida a mais de quatro mil pessoas, está a abrandar significativamente.

A OMS precisa que dois mil e setenta e seis novos casos foram registados na semana que terminou a 14 do corrente.

Este numero representa uma descida dos três mil e oitocentos casos na semana anterior e dos oito mil casos noticiados no inicio de Fevereiro.

Ainda segundo a OMS o índice de mortes pela doença foi de dois vírgula três a meio de Março – baixando dos seis por cento verificados em Janeiro.

Al Bashir na Eritreia

O Presidente sudanês Omar al-Bashir deslocou-se a Asmara, capital da Eritreia, para aquela que é a sua primeira viagem oficial depois de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de detenção por crimes de guerra e contra a humanidade.

Os presidentes dos dois países debateram questões bilaterais e regionais, adiantou o porta-voz do Governo da Eritreia.

Bashir deve participar na próxima semana numa cimeira árabe a realizar no Qatar.

África do Sul recusa visto ao Dalai Lama

A África do Sul não concedeu visto ao Dalai Lama por considerar que a visita não é do interesse do país.

O líder espiritual tibetano tinha sido convidado para participar numa conferência ligada ao campeonato mundial de futebol de 2010.

Para além do Dalai Lama, outros laureados com o Nobel da Paz foram convidados para a mesma conferência, em Joanesburgo, sobre o futebol como instrumento de luta contra o racismo e a xenofobia.

Activistas sustentam que a China, que é um dos principais parceiros comerciais da África do Sul, pressionou o governo em recusar o visto ao Dalai Lama.

Manifestação contra Rajoelina

No Madagáscar, opositores ao novo presidente Andry Rajoelina manifestaram-se contra a deposição do seu predecessor apoiada pelo exército.

Testemunhas avaliam em três mil o número de manifestantes que se juntaram num parque da capital, entoando frases contra Rajoelina, que prestou juramento a semana passada como presidente.

Um porta-voz de partido do antigo chefe de Estado, Marc Ravalomanana afirmou que aquela formação política não aceita a tomada do poder por parte de Rajoelina

Zardari e o sarar das feridas

O presidente paquistanês, Ali Zardari lançou um apelo a reconciliação nacional, numa altura em que o país tenta sair de uma crise política.

No discurso por ocasião do Dia do Paquistão Zardari apelou ao que denominou de sarar das feridas tendo insistido em que todos os paquistaneses trabalhem em espírito de tolerância.

A mensagem ocorre por altura do sexagésimo nono aniversário do movimento muçulmano do sub continente indiano para criar um estado separado.

Iraque nova violência

No Iraque a polícia informou que a explosão de uma bomba matou pelo menos oito pessoas e feriu 12 outras.

A explosão, a segunda a abalar a área de Abu Ghraib em duas semanas, registou-se próximo a um terminal de autocarros.

No passado dia 10, um bombista suicida matou 33 pessoas num mercado de Abu Ghraib, na sua maioria dirigentes tribais, agentes de segurança e jornalistas.

Condutor libertado ileso

As Nações Unidas indicaram que o condutor de dois diplomatas canadianos raptados o ano passado no Níger foi libertado no vizinho Mali.

Fontes da ONU e o ministro da defesa do Níger disseram que o condutor libertado ileso.

Relacionados

XS
SM
MD
LG