Links de Acesso

Tropas Intensificam Operações no Delta do Níger


As actividades militares nigerianas na conturbada área petrolífera do Delta do Níger intensificaram-se após alegações de que militantes estariam a conspirar um ataque a instalações e oleodutos da companhia americana "Chevron" na região.

Um comunicado do exército nigeriano informava que tropas foram colocadas em estado de alerta máximo para repelir eventuais ataques a plataforma petrolífera de Abiteye e oleodutos no Estado do Delta. O exército responsabilizou ladrões de petróleo pelas ameaças de ataques, por estarem irritados com o facto de militantes terem apreendido, no mês passado, 24 barcaças carregadas de petróleo bruto roubado.

A companhia "Shell", que tem sido o principal alvo de uma campanha de ataques de três anos contra a indústria petrolífera da Nigéria, informou que está sem capacidade de cumprir os prazos de entregas de petróleo devido às explosões, na semana passada, de oleodutos-chave que alimentam o terminal petrolífero de Escravos.

O antigo ministro nigeriano do Petróleo, Tam David-West, disse que toda a indústria petrolífera nigeriana está a sofrer em resultado de uma corrupção entrincheirada e interesses individuais profundos: "O que está mal é simples: uma administração, corrupção, auto-estima mais do que amor à Nigéria. O problema fundamental eh a ganância e fraude. Na indústria petrolífera, um contrato pode tornar uma pessoa multi-milionária. Apenas um contrato. Por isso, pessoas que gostam de dinheiro e não gostam de trabalhar, arruinaram a indústria."

Uma força militar foi destacada, há cinco anos, no Delta do Níger para proteger as instalações petrolíferas e os seus trabalhadores de militantes armados que reclamam lutar por uma maior partilha da riqueza petrolífera da Nigéria para as populações locais.

O governo nigeriano anunciou várias acções de prevenção da violência e prometeu responder as razoes de queixa de longa data da região. Mas, as populações do Delta dizem que viram muitas promessas de desenvolvimento não serem cumpridas e a resposta parece não estar a funcionar.

Centenas de trabalhadores petrolíferos, locais e estrangeiros, foram raptados na área enquanto uma série de ataques tiveram por alvo instalações petrolíferas. Desde 2006, a produção de petróleo da Nigéria tem vindo a baixar devido a esses ataques.

Funcionários estimam que milhões de dólares são perdidos diariamente em petróleo bruto roubado no Delta do Níger, área da multi-bilionaria indústria de petróleo e gás da Nigéria. Tropas nigerianas destruíram centenas de refinarias petrolíferas ilegais operadas por militantes na região.

Relacionados

XS
SM
MD
LG