Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


No Zimbabué a mulher do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai morreu num acidente de automóvel. O primeiro-ministro ficou ferido aparentemente sem gravidade. Um porta-voz do Movimento para a Mudança Democrática na oposição afirmou que o automóvel transportando Tsvangirai, a sua mulher Susan e dois adjuntos colidiu contra um camião esta sexta-feira a 50 Km a sul de Harare. A mesma fonte acrescentou que Tsvangirai se deslocava para aquela região onde devia participar amanhã num comício político.


Supremo Tribunal do Zimbabué diz que opositor deve continuar detido

O Supremo Tribunal do Zimbabué ordenou que um destacado elemento da oposição continue detido ate que seja estabelecida uma data para o seu julgamento sob acusações de terrorismo e de posse ilegal de armas. Na terça-feira, um tribunal de primeira instância ordenou a libertação de Roy Bennett sob fiança, mas o Supremo cedeu a um apelo do Estado e revogou a ordem de libertação de Bennett. Entretanto, o juiz Livingstone Chipadze que ordenou a libertação de Bennett foi detido sob a acusação de abuso criminal do seu cargo ao mandar libertá-lo. O primeiro-ministro Morgan Tsvangirai tinha nomeado Roy Bennett (um agricultor branco expropriado das suas terras) como vice-ministro da agricultura do governo de unidade nacional. Mas antes que pudesse ser empossado, Bennett foi preso no dia 13 de Fevereiro.

Quénia: ONU quer investigação à morte de 2 activistas

Um alto funcionário das Nações Unidas apelou por uma investigação independente as mortes de dois activistas de direitos humanos no Quénia que tinham documentado execuções extrajudiciais pela Policia. O Relator Especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, Philip Alston, encontrou-se com os dois indivíduos no mês passado e disse ser extremamente preocupante que os dois activistas tenham sido "assassinados em plena luz do dia" na quinta-feira no centro da capital queniana, Nairobi. Oscar Kingara e John Oulu foram mortos à queima-roupa no interior do seu carro perto da Universidade de Nairobi. Um estudante universitário foi posteriormente morto a tiro durante uma manifestação que irrompeu nas instalações. Alston afirmou haver uma ampla evidência de que a polícia queniana tem esquadrões da morte.

Sudão: ONU reage a expulsão de agências humanitárias

As Nações Unidas advertiram que a decisão do Sudão de expulsar agências humanitárias pode pôr em perigo mais de um milhão de pessoas e que a acção pode constituir um crime de guerra. Trinta e uma organizações não-governamentais (entre as quais a Oxfam, Médicos sem Fronteiras e Save the Children) viram as suas licenças suspensas esta semana, depois do Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandato de captura contra o presidente sudanês Omar al-Bashir por alegados crimes de guerra em Darfur. O porta-voz das Nações Unidas, Rupert Colville, afirmou que negar a ajuda numa área de conflito pode constituir uma violação da lei internacional. Funcionários sudaneses acusaram os grupos de ajuda de lucrarem com o conflito em Darfur e passarem informações ao Tribunal Penal Internacional, mas os grupos negaram as alegações.

Chefes das diplomacias dos EUA e da Rússia reúnem-se pela primeira vez

A secretária de estado americana Hillary Clinton e o ministro dos negócios estrangeiros da Rússia Sergei Lavrov encontram- se hoje para o primeiro encontro formal. A secretária de estado declarou que ambos os países têm muito a conversar. Ela salientou que os EUA e a Rússia têm áreas onde podem trabalhar em conjunto tais como o terrorismo. Hillary Clinton afirmou também que os dois lados não concordam em determinados assuntos, como a acção militar russa na Geórgia, que ocorreu no ano passado. Hillary Clinton está em Genebra após um encontro da NATO em Bruxelas, onde os países membros concordaram em retomar ligações com a Rússia após a sua suspensão na sequência dos ataques contra a Geórgia.

Estados Unidos: taxa de desemprego ultrapassa 8%

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu para 8,1 por cento em Fevereiro, enquanto a economia teve uma perda de 651 mil postos de trabalho. O relatório do Departamento do Trabalho hoje divulgado indica uma subida de meio por cento na taxa de desemprego, tendo o número de desempregados atingido o seu nível mais alto nos últimos 25 anos. Estes últimos dados mostram um aprofundamento da recessão na maior economia do mundo, que está a ser afectada pela queda dos preços das casas, o declínio da confiança do consumidor e a obtenção de crédito mais difícil.

Angola: indústria diamantífera em crise

A indústria diamantífera angolana poderá encerrar dado que a crise financeira global fez cair a procura de gemas de diamantes, anunciou a empresa estatal Endiama, citada pela agência noticiosa Bloomberg. Sebastião Panzo, director de marketing e comunicações da Endiama, disse numa entrevista em Luanda – e citamos – a situação é crítica e esperamos que a ajuda do governo tenha algum efeito". Angola é o quarto maior produtor de diamantes do mundo, logo a seguir ao Botswana, à República Democrática do Congo e à África do Sul. O governo angolano tenciona aprovar um pacote de estímulo para apoiar a indústria diamantífera a enfrentar a diminuição da procura, anunciou no mês passado o ministro das Minas. O preço dos diamantes caiu 8,5 por cento, no ano passado, a primeira quebra registada desde 2003.



XS
SM
MD
LG