Links de Acesso

São Tomé: Dobra Deve Ser Ligada ao Euro - FMI


O Fundo Monetário Internacional, FMI, é de opinião que a moeda de São Tomé e Principe, a Dobra, deve estar ligada ao Erro.

O FMI aprovou um programa de quase quatro milhões de dólares para São Tome e Príncipe ao abrigo do plano da organização de redução da Pobreza e Crescimento económico.

Os três milhões e oitocentos mil dólares agora aprovados vão ser distribuídos ao longo de três anos. São Tomé vai ter acesso imediato a 540 mil dólares.

Ao anunciar a decisão o director executivo do FMI Murillo Portugal afirmou que a performance económica de São Tome tinha subido o ano passado.

O crescimento real do produto interno bruto permanece "robusto" e as suas reservas internacionais estão a "um nível confortável" disse o dirigente do FMI

Em termos gerais, diz o FMI que as perspectivas do país permanecem "positivas", fazendo notar que para se fazer face a possibilidades negativas o país deve continuar a adoptar políticas macroeconómicas "prudentes" e a continuar a implementação de reformas estruturais.

Para o FMI será "importante" que as autoridades são tomenses coordenem as suas políticas fiscais e monetárias para resguardar as suas reservas internacionais e reduzir a inflação para baixo dos 10 por cento.

No que diz respeito à moeda nacional o FMI afirma que se o governo são tomense ligar a Dobra ao Euro isso irá

"fortalecer as perspectivas de inflação baixa e de se aprofundar as ligações com parceiros económicos chave".

Isso implica no entanto uma "forte disciplina fiscal para assegurar a sustentabilidade".

Relacionados

XS
SM
MD
LG