Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


O ministro dos negócios estrangeiros da República Democrática do Congo, Alexis Tambwe Mwame, afirmou à VOA que forças angolanas ocuparam duas aldeias na região de Sava e Nkunzi 60 km de Kilongongo. O ministro congolês minimizou contudo o incidente afirmando que não se tratava de uma questão de segurança nacional mas sim de mais um mal-entendido entre os dois países acerca da demarcação da sua fronteira comum. O ministro congolês salientou ainda que a situação não tinha qualquer comparação com a que se verifica no leste do Congo. Acrescentou ainda que o assunto será abordado amanhã em Luanda durante uma reunião duma delegação ministerial congolesa com as autoridades angolanas. O ministro congolês não afastou contudo a hipótese da constituição de uma comissão conjunta para estudar a situação ao longo da fronteira comum.

Estados Unidos reiteram apoio a estado palestiniano

A secretária de estado americana Hillary Clinton afirmou que vai procurar vigorosamente a criação de um estado palestiniano – uma posição contrária à de Benjamin Netanyahu, que deverá ser o próximo primeiro-ministro de Israel. Clinton falava hoje em Jerusalém antes de um encontro com Netanyahu, que é a favor de melhorar a economia palestiniana em vez de conceder terra aos palestinianos. O chefe do partido nacionalista Likud está a tentar formar um governo de coligação e até agora não tem tido sucesso em atrair partidos israelitas moderados que favorecem uma solução de dois estados. Hillary Clinton repetiu também o que chamou de empenhamento inexorável de Washington na segurança de Israel.

Presidente Obama recebe primeiro-ministro britânico


O presidente Barack Obama recebeu hoje na Casa Branca o primeiro-ministro britânico Gordon Brown com quem discutiu a crise económica mundial, o Afeganistão e o programa nuclear do Irão. As conversações destinaram-se também a criar os alicerces para a cimeira do Grupo dos 20 no próximo mês de Abril em Londres. Gordon Brown, que é o primeiro líder europeu a encontrar-se com o presidente Barack Obama, vai discursar amanhã perante o Congresso devendo pedir aos congressistas americanos para que abandonem as políticas proteccionistas.

Estados Unidos poderão reconsiderar sistema anti-míssil


A imprensa americana cita altos funcionários da administração como tendo dito que o presidente Obama ofereceu à Rússia um acordo envolvendo um controverso plano dos Estados Unidos para instalar um sistema de defesa de mísseis. As mesmas fontes afirmam que Obama escreveu ao seu homólogo russo Dmitri Medvedev sugerindo que os Estados Unidos poderão reconsiderar os planos para instalar uma sistema de defesa de mísseis na Republica Checa e Polónia, se Moscovo ajudar a impedir o Irão de desenvolver mísseis de longo alcance.O ministro russo dos negócios estrangeiros, Sergei Lavrov, vai discutir o sistema de defesa de mísseis com a secretária de Estado Hillary Clinton quando se encontrarem na sexta-feira na cidade suíça de Genebra. Os presidentes Obama e Medvedev vão-se encontrar em Londres no dia 2 de Abril.

Presidente do Sudão debaixo da mira do tribunal internacional


O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, denunciou o Tribunal Penal Internacional, um dia antes da suprema instancia judicial internacional anunciar a sua decisão se vai ou não ordenar a prisão do governante sudanês por alegados crimes de guerra. Al-Bashir falava para uma multidão de apoiantes que o ovacionavam numa reunião junto a uma represa ao norte de Kartum. Disse o líder sudanês disse que não iria prestar qualquer atenção às decisões daquele tribunal afirmando. Espera-se que o tribunal anuncie quarta-feira,se irá ou não emitir uma ordem de prisão contra Omar al-Bashir. Os procuradores acusam o governante sudanês de orquestrar o genocídio na região sudanesa de Darfur, onde o governo tem estado a lutar contra os rebeldes desde 2003.



XS
SM
MD
LG