Links de Acesso

As Últimas de Washington


O director do orçamento de Estado americano afirma que o presidente Barack Obama irá assinar uma nova iniciativa de gastos públicos, a qual prevê um grande deficit, não obstante as ameaças de veto por parte do Partido Republicano.

Numa entrevista dada, no domingo, à rede de TV "ABC", Peter Orzag disse que o presidente Obama irá assinar a referida lei, que prevê gastos na ordem dos 400 milhões de dólares e que foi aprovada pela Câmara dos Representantes.

Governadora do Kansas para a Saúde

A governadora do estado do Kansas, Kathleen Sebelius, foi escolhida pelo presidente Barack Obama para a ser a próxima Secretária da Saúde.

Segundo a imprensa, Sibelius terá aceite o convite para o cargo, devendo a sua nomeação ser anunciada oficialmente esta segunda-feira.

Uma das missões da nova Secretária da Saúde será a de rever o serviço de saúde americano com o objectivo de o tornar acessível a toda a população.

Irão capaz de Fazer Bomba Atómica

O chefe do Estado Maior general da FA americana, o almirante Mike Mullen, disse que o Irão tem em seu poder a quantidade suficiente de plutónio para fabricar uma bomba nuclear.

As declarações do almirante foram feitas, este domingo, durante uma entrevista dada à rede de TV CNN, adiantando que um Irão com uma arma nuclear é uma má notícia para o mundo.

A agência nuclear da ONU referiu num relatório divulgado no mês passado que o Irão aumentou significativamente o seu stock de urânio enriquecido desde Novembro.

O Irão argumenta que o seu projecto tem fins pacíficos e que visa a produção de energia eléctrica.

Israel Ameaça Retaliar, Hillary no Egipto

Israel ameaça retaliar de forma "dolorosa" face aos ataques com "rockets" que estão a ser feitos para seu território por parte de militantes palestinianos a partir da Faixa de Gaza. Esta advertência é feita seis semanas depois de Israel ter terminado uma grande ofensiva em território palestiniano.

O primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, disse que Israel não irá tolerar ataques com "rockets". Os militares israelitas afirmam que militantes palestinianos dispararam desde o dia 18 de Janeiro, data em que terminou a ofensiva israelita, 110 "rockets" e morteiros foram disparados a partir da Faixa de Gaza.

O Hamas declarou um cessar-fogo, mas um pequeno grupo de militantes seus têm continuado a atacar Israel.

Entretanto, a Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, deverá participar numa conferência internacional que vai ter lugar, na segunda-feira, no Egipto, destinada a angariar dinheiro para a reconstrução da Faixa de Gaza. Espera-se que os EUA ofereçam 900 milhões de dólares em ajuda, decisão que irá ser anunciada por Hillary Clinton durante a sua participação da reunião que vai ter lugar em Sharm el-Sheik.

Karzai Antecipa Presidenciais

O governo do Afeganistão anunciou que a Secretária de Estado Hillary Clinton telefonou ao presidente Hamid Karzai para debater a eventualidade da realização de eleições presidenciais antecipadas naquele país.

De acordo com as autoridades afegãs, Clinton e Karzai falaram duas horas depois do presidente do Afeganistão ter anunciado a sua decisão de antecipar as eleições para Abril, em vez de Agosto.

O Departamento de Estado americano tinha feito saber, no sábado, que seria mais apropriado realizar eleições em Agosto, de forma a permitir garantir a sua segurança depois da chegada de 17 mil soldados americanos adicionais.

Míssil Americano Alveja Warzistão

Fontes dos serviços secretos paquistaneses anunciaram que um avião telecomandado americano disparou mísseis junto à fronteira noroeste com o Afeganistão, mais concretamente na região do Warzistão do Sul, uma área conhecida como uma base de militantes islâmicos.

O ataque surge semanas depois do enviado especial americano para a região, Richard Holbrooke, ter visitado o Paquistão para conversações com destacadas personalidades daquele país sobre a segurança na região fronteiriça.
Registaram-se mais de 30 ataques com mísseis similares contra território paquistanês, apesar das objecções publicamente levantadas pelas autoridades do Paquistão. Os referidos ataques têm como alvo elementos da Al Qaida e militantes Taleban.

Europeus Contra Proteccionismo

Os chefes de Estado e de governo da União Europeia realizaram, em Bruxelas, uma reunião de emergência destinada a forjar uma resposta única daquele bloco, tendo rejeitado o proteccionismo como forma de combater a crise financeira global.

O documento adoptado este domingo pelos participantes promete que os países membros da União Europeia irão evitar medidas proteccionistas para proteger as suas indústrias nacionais, para não prejudicar outros países membros que não têm capacidade para subsidiar as suas empresas.

Antes desta cimeira, líderes de países em desenvolvimento, como é o caso da Polónia, Hungria, Eslováquia, República Checa, Bulgária, Roménia e os três Estados Bálticos – forjaram uma plataforma comum para pressionar os países mais ricos a não tomar medidas proteccionistas.

Esta atitude surge depois dos protestos da República Checa acusando a França de estar a subsidiar a sua indústria automóvel em território nacional encerrando as suas fábricas em países estrangeiros.

A Alemanha, a maior economia da União Europeia, disse que os países daquele bloco deve ajudar-se uns aos outros para ultrapassar a crise, mas não forneceu nenhum plano detalhado e recusou-se a apoiar pacote de estímulo de vários biliões de dólares.

Zimbabué Liberta Activistas

Um tribunal do Zimbabué concedeu liberdade sob caução a oito activistas políticos da oposição acusados de conspirar para derrubar o presidente Robert Mugabe.

Um dos advogados dos activistas disse a jornalistas, este domingo, que, daqueles oito indivíduos, dois foram já libertados foram libertados depois de terem pago uma caução de 600 dólares cada e depois de terem entregado os seus passaportes.

De acordo com aquele advogado os restantes seis indivíduos continuam detidos, enquanto prossegue o processo de investigação sobre se estes terão ou não passaportes emitidos em seus nomes.

Recorda-se que as autoridades zimbabueanas prenderam, pelo menos, 30 activistas dos direitos humanos ou da oposição nos últimos meses, sob acusações de banditismo, sabotagem e terrorismo.

O Movimento para a Mudança Democrática, na oposição, descreve aquelas acusações como sem fundamento e exigiu a libertação de todos os activistas.

Os advogados de defesa referem que os detidos têm sido torturados na prisão.

Importantes Deserções no ANC

O novo Partido do Congresso do Povo, COPE, na África do Sul, acaba de receber duas importantes adesões de dois destacados membros do ANC, que abandonaram o partido no poder.

De acordo com o COPE, uma das adesões é da antiga vice-presidente sul-africana, Phumzile Mlambo-Ngcuka. A outra é a de Saki Macozoma, um influente homem de negócios. Ambas as adesões, que correspondem a deserções do ANC são anunciadas no momento em que a campanha para as eleições sul-africanas de Abril está ao rubro.

O COPE é visto como o primeiro partido negro viável que pode fazer frente ao ANC, organização política histórica que tem vencido as eleições por maiorias esmagadoras desde que Nelson Mandela foi eleito presidente, há 15 anos.

O COPE anunciou recentemente que o antigo bispo metodista Mvume Dandala será o seu candidato às próximas eleições presidenciais. Dandala é uma cara nova no mundo da política e o COPE afirma que este seu candidato tem uma liderança moral que lhe permitirá fazer frente ao candidato do ANC, Jacob Zuma, acusado de corrupção.

ONU Vai Julgar Caso Hariri

Arrancou este domingo, em Haia, na Holanda, uma sessão de um tribunal internacional da ONU destinado a julgar os suspeitos do assassinato do antigo primeiro-ministro libanês Rafik Hariri.

O acusador público especial da ONU, Daniel Bellemare, anunciou que vai pedir ao Líbano para que entregue aquele tribunal quatro generais pro-sírios detidos em ligação com o assassinato de Hariri.

Bellemare emitiu um comunicado, na sexta-feira, anunciando que a sua equipa irá fazer tudo ao seu alcance para garantir que será feita justiça.

O primeiro-ministro Hariri foi morto, juntamente com outras 22 pessoas, quando um camião armadilhado fez explodir a viatura em que seguia, no dia 14 de Fevereiro de 2005, em Beirute, a capital libanesa.

O ministro da Justiça do Líbano anunciou que irá cooperar totalmente com aquele tribunal da ONU.

Bangladesh: Tropas Matam Oficiais

Centenas de guardas fronteiriços do Bangladesh regressaram aos seus quartéis depois de uma revolta que resultou na morte de, pelo menos, 78 oficiais do Exército, cujo corpos ainda não foram localizados.

No domingo, um ministro do governo do Bangladesh anunciou planos para formar um tribunal especial para julgar os responsáveis pela matança.

Relacionados

XS
SM
MD
LG