Links de Acesso

As Últimas de Washington


Fiscalização dos mercados e produtos financeiros mundiais

Os dirigentes europeus reunidos hoje em Berlim apoiaram a fiscalização dos mercados e produtos financeiros mundiais e pediram sanções contra os paraísos fiscais.

Responsáveis europeus reuniram em Berlim, na procura de um acordo sobre uma posição comum para rever as regras do sector financeiro global.

O encontro foi realizado tendo em consideração a cimeira de Abril, em Londres, do Grupo das Vinte nações desenvolvidas e em desenvolvimento.

Uma declaração divulgada após o encontro de Berlim sublinha que os dirigentes europeus acordaram em que nenhum mercado financeiro, produto ou entidade participante deve estar sem regulamentação ou supervisão.

Hillary Clinton e a crise económica

A secretária de Estado norte americana, Hillary Clinton apelou a China no sentido de continuar a comprar a divida dos Estados Unidos e a trabalhar com Washington no combate a crise económica global.

A declaração foi feita antes de Hillary Clinton abandonar Pequim no termo de uma digressão por quatro nações asiáticas – a primeira visita ao estrangeiro desde que assumiu o cargo.

Relacionamento Estados Unidos com Cuba

O senador republicano, Richard Lugar, apelou para que os Estados Unidos reconsiderem o relacionamento para com Cuba.

O senador de Indiana sustenta que as politicas restritivas dos Estados Unidos não conseguiram o objectivo pretendido de promover a democracia em Cuba.

O ponto de vista de Richard Lugar foi expresso numa carta que acompanha um relatório de elementos republicanos da Comissão senatorial das Relações Exteriores que estiveram recentemente em Cuba.

Iraque deputado procura-se

No Iraque as autoridades estão a procura de um deputado em relação com um atentado bombista ocorrido há dois anos atrás numa cafetaria situada no parlamento.

Um informador militar iraquiano precisou que um antigo segurança do deputado al-Dayni, implicou o político em vários ataques, incluindo em Abril de 2007 no interior da Zona Verde em Bagdade.

O aparente bombista suicida na cafetaria matou um deputado sunita árabe e feriu cerca de vinte outras pessoas.

Estados Unidos e Paquistão

O ministro dos estrangeiros paquistanês, Mehmood Qureshi desloca-se esta semana a Washington para conversações com responsáveis dos Estados Unidos e entidades Afegãs sobre a política de segurança norte americana para aquela região.

Qureshi precisou que vai encontrar-se com o representante especial dos Estados Unidos para o Paquistão e Afeganistão, Richard Holbrooke e outras entidades superiores dos Estados Unidos.

Egipto reabre posto de Rafah

O Egipto reabriu temporariamente a passagem de fronteira com a Faixa de Gaza para permitir que estudantes, doentes e indivíduos com passaporte estrangeiro deixem o território palestiniano.

Autoridades palestinianas e egípcias referem que mais de duas mil pessoas vão ser capazes de atravessar o posto de fronteira de Rafah, durante 48 horas, uma excepção no bloqueio egípcio de quase dois anos.

Fontes palestinianas egípcias indicaram que a próxima ronda de conversações de reconciliação entre o Hamas e a Fatah, vai ocorrer na próxima quarta feira na cidade do Cairo.

Dirigente rebelde morto no Afeganistão

Tropas da NATO no Afeganistão confirmaram que o dirigente rebelde Mullah Mahmood foi morto num confronto ocorrido no sul do Afeganistão.

A aliança divulgou uma declaração indicando que Mahmood morreu durante uma recente operação militar liderada pelos afegãos nas proximidades de Ghoreh, na província de Kandahar.

Segundo a mesma fonte tropas estrangeiras apoiaram a missão e que Mahmood foi morto quando atacou as tropas após ter lhe sido dada a possibilidade de rendição.

Teerão vai testar central nuclear

Os meios de comunicação estatais iranianos revelaram que o país vai realizar, na próxima quarta feira, um teste com a sua primeira central nuclear.

Uma notícia divulgada pela agência IRNA precisa que a operação terá lugar durante a visita do director nuclear russo responsável pela construção da central.

A mesma noticia precisa que aquele especialista ira proceder a inspecção de outras áreas da central de Bushehr.

Somália ataque contra militares da União Africana

Na Somália testemunhas indicaram que pelo menos duas pessoas foram mortas numa explosão assolou as instalações onde se encontram aquartelados os militares do Burundi da União Africana, situadas na capital.

O grupo islâmico radical al-Shabab reivindicou a responsabilidade sublinhando ter enviado dois bombistas suicidas para aquelas instalações, enquanto um informador das tropas do Burundi referia que a base foi atingida por morteiros.

Violentos confrontos religiosos

Na Nigéria as autoridades impuseram um recolher nocturno obrigatório na cidade de Bauchi, após violentos confrontos religiosos.

Um porta-voz da polícia afirmou a Voz da América que a calma regressou a cidade após a presença de forças de segurança.

A Cruz Vermelha adiantou que pelo menos quatro pessoas foram mortas e 28 ficaram feridas em consequência dos recontros, decorrentes de uma disputa entre muçulmanos e cristãos, iniciada no final do dia de sexta-feira.

Relacionados

XS
SM
MD
LG