Links de Acesso

As Últimas de Washington


No Iraque, um autocarro transportando peregrinos chiitas colidiu com um veículo militar britânico, causando a morte a sete iraquianos e ferimentos em pelo menos 27 outros.

Os peregrinos regressavam da cidade santa chiita de Karbala quando o acidente rodoviário aconteceu perto do aeroporto de Bassorá.

O exército britânico disse que o veículo blindado encontrava-se parado durante uma patrulha nocturna quando o autocarro embateu na sua traseira.

Cerca de 4000 soldados britânicos encontram-se em Bassorá, devendo retirar-se da área no próximo mês de Marco, sendo substituídos por forças iraquianas.

A agência de notícias iraniana FARS informou que uma bomba explodiu numa mesquita na cidade de Zahedan, no sul do Irão, não tendo causado quaisquer vítimas.

Zahedan é a capital da província de Sistan-Baluchistao, uma volátil região próxima das fronteiras com o Afeganistão e o Paquistão.

Forças de segurança iranianas têm combatido contrabandistas de drogas e criminosos na região, assim como rebeldes do grupo muçulmano sunita Jundullah, ou Soldados de Deus, responsáveis pela morte de 16 polícias naquela província.

O presidente da Somália Sheik Sharif Sheik Ahmed admitiu não serem necessários mais tropas estrangeiras no seu país.

Numa entrevista a VOA, o presidente somali disse que os efectivos militares estrangeiros já no terreno no seu país são suficientes para a contenção da situação de violência.

Para Sheik Sharif Sheik Ahmed o que a Somália necessita é de bons líderes.

Aquele líder somali disse ainda que o seu governo pretende pedir ajuda a comunidade internacional, para a melhoria da situação humanitária.

Recorde-se que as tropas etíopes deixaram a Somália em Janeiro último, depois de uma presença de mais de dois anos em apoio ao governo interino daquele conturbado pais do Corno de África.

Desde então uma força de manutenção de paz de cerca de três mil capacetes azuis africanos, nomeadamente do Burundi e do Ruanda continua na capital Mogadíscio.

Instado a pronunciar-se sobre a possível captura da capital Mogadíscio, pelos islamistas radicais do grupo Al Shabab, o presidente somali Sheik Sharif Sheik Ahmed, declinou responder a questão.

No Zimbabue o governo começou a pagar os salários dos funcionários públicos, em dólares americanos, devido a contínua desvalorização da unidade monetária nacional.

O ministro das finanças Tendai Biti disse aos jornalistas que os militares começaram já a ser pagos em dólares americanos. Os próximos da lista serão os professores.

O governo zimbabueano autorizou recentemente o recurso as moedas estrangeiras nas transacções internas, num gesto de reconhecimento da hiper-inflação a que o dólar nacional tem estado exposto.

Tendai Biti, um ex líder da oposição, assumiu recentemente o cargo, no âmbito do empossamento do governo de partilha do poder.

Enquanto isso, um tribunal do Zimbabue decretou o regime de prisão preventiva, isto até ao próximo dia 4 de Marco, de Roy Bennet.

Bennet, figura da oposição designado para assumir a pasta da agricultura, é acusado de banditismo, sabotagem e terrorismo.

Mas de acordo com o Movimento para a Reforma Democrática, MDC, do primeiro-ministro Morgan Tsangirai, as acusações de que Bennet tem sido alvo, são politicamente motivadas.

Aquele partido da oposição exige por conseguinte a imediata libertação daquele seu dirigente político e membro do governo.

Na Nigéria, as forças governamentais estacionadas no Delta do Níger rechaçaram um ataque contra instalações petrolíferas na região.

Agentes das forças de segurança disseram que cerca de 20 homens armados e a bordo de embarcações rápidas atacaram o complexo da Exxon Mobil em Eket, no estado de Akwa Ibom.

Ainda segundo os mesmos agentes, os combates duraram cerca de 30 minutos.

Do ataque, de acordo com um comunicado da Exxon Mobil, não resultaram, vitimas.

Ataques contra instalações petrolíferas e raptos, perpetrados por grupos militantes e gangs tornaram-se frequentes nos últimos dois anos na região do Delta do Níger.

O foco do conflito que tem estado concentrado nos estados de Rivers e de Bayelsa, tem estado entretanto a se desviar nos últimos tempos, para a fronteira comum com os Camarões.

O principal grupo militante na região, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, MEND suspendeu recentemente o cessar-fogo unilateral, sob a alegação de tropas federais nigerianas, terem atacado posições do movimento.

Relacionados

XS
SM
MD
LG