Links de Acesso

Madagáscar: Dezenas de Mortos, Centenas de Feridos em Confrontos com a Polícia


Pelo menos 30 pessoas morreram quando a polícia abriu fogo sobre manifestantes anti-governamentais na capital de Madagáscar, Antananarivo.

Meios de informação estatais e independentes disseram que a polícia abriu fogo sobre os manifestantes quando estes marchavam esta manhã em direcção ao palácio presidencial.

Pelo menos 300 pessoas ficaram feridas, dizem notícias provenientes da capital malgaxe.

O líder da oposição e antigo presidente da Câmara da capital Andry Rajoelina tinha afirmado que tencionava formar um governo de transição se o presidente Marc Ravalomanana se recusasse a demitir.

Na terça-feira Rajoelina foi demitido pelo governo da sua posição de presidente da câmara. Rajoelina rejeitou a decisão e apelou ao Tribunal Constitucional e ao parlamento para demitirem o presidente.

Nas últimas duas semanas a oposição levou a cabo uma série de manifestações e comícios contra o governo.

Estima-se que 100 pessoas morreram em violência na semana passada.

Na Sexta-feira as Nações Unidas anunciaram que um enviado especial se iria deslocar a Madagáscar para tentar impedir mais violência no país,

O secretário-geral assistente para questões políticas, Haile Menkerios, deveria iniciar hoje uma visita de quatro dias ao país.

A ONU disse que Menekerios foi convidado pelo governo malgaxe. O enviado deverá reunir-se com entidades do governo e outras partes.

XS
SM
MD
LG