Links de Acesso

Congo Kinshasa: Organizações Humanitárias Querem Prioridade Para Civis


Uma coligação de organizações dos direitos humanos anunciou que os civis no Leste da Republica Democrática do Congo devem ser a principal prioridade enquanto prosseguirem as acções conjuntas das forcas congolesas e ruandesas contra as milícias.

A Human Rights Watch com sede em Nova Iorque publicou hoje um comunicado sobre a iniciativa de um grupo de 100 associações dos direitos humanos no âmbito da visita a Goma do sub-secretário-geral das Nações Unidas para questões humanitárias, John Holmes.

Uma responsável da organização inglesa Oxfam é citada pela imprensa como tendo dito que os civis congoleses continuam a ser alvo de ataques e que muitos ainda vivem debaixo do medo.

Entretanto o movimento rebelde Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP) anunciou hoje a mudança do seu estatuto para se tornar num partido político sob a direcção de um novo presidente, após a integração da sua ala militar nas Forcas Armadas da República Democrática do Congo.

A cessação das hostilidades tem permitido as operações humanitárias, mas o porta-voz da missão das Nações Unidas, a MONUC, diz muito ainda está por fazer.

XS
SM
MD
LG