Links de Acesso

“Rei dos Reis” Gadhafi  Insiste em Estados Unidos de África


O novo presidente da União Africana, o líder líbio Moammar Gadhafi, disse que vai usar a sua posição para pressionar pela criação dos Estados Unidos de África, apesar da ideia ter sido rejeitada pelos membros da organização no Domingo.

Gadhafi falava após ter sido eleito presidente da União Africana Segunda-feira na cimeira da organização realizada na capital etíope Addis Abeba.

O dirigente Líbio, apelidado por dirigentes africanos como "o Rei dos Reis", disse que vai voltar a pressionar pela ideia de criação dos Estados Unidos de África na próxima cimeira da organização em Julho se não houver oposição da maioria dos dirigentes africanos.

No Domingo os dirigentes africanos discutiram o plano mas rejeitaram as propostas para um governo pan-africano.

Numa cedência a Gadhafi os dirigentes da União Africana concordaram em mudar o nome da Comissão da União Africana - responsabilizada pela união do continente - para Autoridade da União Africana e dar-lhe mais poderes.

A nova autoridade terá um presidente e um vice-presidente. Os pormenores sobre esses novos poderes estão ainda por detalhar.

Por outro lado o presidente da Comissão Africana Jean Ping disse que estão a ser feitos esforços diplomáticos para se estabelecer uma moratória às acusações judiciais contra o presidente sudanês Omar al-Bashir.

Procuradores do Tribunal Penal Internacional acusaram al-Bashir de planear um genocídio na região de Darfur e pediram aos juízes do tribunal para emitirem um mandato de captura contra ochefe de estado sudanês.

A União Africana argumenta que uma moratória de um ano seria do interesse dos esforços de paz para Darfur.

XS
SM
MD
LG