Links de Acesso

Começou Cimeira da União Africana


Iniciou-se em Addis Abeba a cimeira da União Africana com discussões sobre a criação de um governo pan-africano.

O dirigente líbio Moammar Gadhafi há anos que vem advogando esse plano afirmando que iria ajudar África a cumprir os seus planos económicos e a fazer face aos seus desafios políticos sem interferência ocidental.

A cimeira tem como tema a melhoria das infra-estruturas de África mas até agora tem sido dominada pelas crises urgentes do continente.

No Sábado o presidente da Comissão da União Africana Jean Ping apelou à calma em Madagascar onde um dirigente da oposição disse ter assumido controlo do governo do Presidente Marc Ravalomanana.

Ping disse que a União Africana não reconhecerá qualquer transferência de poder não constitucional.

A União Africana recusou-se a admitir diplomatas da Guiné-Conackry e Mauritânia país onde se registaram golpes de estado no ano passado.

Os dirigentes africanos deverão também discutir as crises no Zimbabwe, Darfur e Somália.

Zimbabwe Vai Emendar Constituição

No Zimbabwe fontes governamentais disseram que a legislatura deverá aprovar nos próximos dias emendas constitucionais que permitirão a formação de um governo de unidade entre o presidente Robert Mugabe e a oposição.

Meios de informação estatais citaram o ministro da justiça Patrick Chinamasa como tendo dito que uma lei contendo as emendas será submetida ao parlamento na Quarta-feira.

Chinamasa disse que a legislatura está a trabalhar num calendário que prevê a aprovação das emendas até Quinta-feira de modo a que um novo governo possa ser empossado dentro de duas semanas.

A lei cria o posto de primeiro-ministro para ser ocupado pelo líder da oposição Morgan Tsvangirai.. Após meses de negociações o Movimento paa a Mudança Democrática concordou na semana passada em participar num governo de unidade.

XS
SM
MD
LG