Links de Acesso

As Últimas de Washington


O presidente Barack Obama afirma que a contracção da economia americana é "um desastre continuado" para as famílias da classe média trabalhadora na América.

Obama usava da palavra, na sexta-feira, depois de um relatório governamental ter mostrado a contracção da economia americana a uma média de 0,8 por cento durante os últimos três meses de 2008.

Obama sublinhou que este é o momento para agir, apelando ao Senado para aprovar rapidamente o pacote de estímulo no valor de 800 mil milhões de dólares por si proposto e que já foi votado favoravelmente pela Câmara dos Representantes.

Tensão Entre as Duas Coreias

A Coreia do Norte anunciou que vai cancelar todos os acordos políticos e militares com a Coreia do Sul, naquela que é a mais recente de uma série de ameaças feitas contra o presidente sul-coreano, Lee Myung, que é abertamente pró-americano.

A agência noticiosa norte-coreana emitiu um comunicado, na sexta-feira, declarando que o governo do Norte vai deixar de respeitar todos os acordos que celebrou com o Sul.

A Coreia do Norte acusou a Coreia do Sul de ter forçado os dois países a uma situação de guerra iminente.

A Coreia do Sul manifestou "profunda tristeza" pela tomada de posição da Coreia do Norte, exortando-a a iniciar um diálogo para resolver as diferenças.

Os EUA criticaram a retórica da Coreia do Norte e tornaram claro que aquela atitude não irá demover Washington dos seus esforços destinados a desactivar o programa nuclear do regime norte-coreano.

Tsvangirai Aceita Participar no Governo

O Movimento para a Mudança Democrática, na oposição no Zimbabwe, concordou em tomar parte num governo de unidade nacional com o presidente Robert Mugabe, a formar no próximo mês, por entre notícias do agravamento da situação económica e humanitária no país.

O líder da oposição, Morgan Tsvangirai, fez, ontem, em Harare, o anúncio de que participará num governo de unidade nacional depois de se ter reunido com a liderança do seu partido.

Um acordo de partilha de poder foi assinado há quatro meses, mas só agora existe a promessa de ser posto em prática.

O anúncio agora feito abre caminho para que Tsvangirai se tornar primeiro-ministro, apesar das preocupações expressas sobre a atribuição dos cargos ministeriais.

Este desenvolvimento político ocorre numa altura em que o Zimbabwe está agora a autorizar que os seus cidadãos utilizem moeda estrangeira para combater uma inflação galopante que atingiu já o astronómico valor de 231 milhões por cento!

A ONU calcula que perto de sete milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar de emergência para que possam sobreviver até Abril. A taxa de desemprego atingiu os 94 por cento.

No Fórum Económico de Davos, a decorrer na Suíça, o primeiro-ministro do Quénia, Raila Odinga, afirmou que Mugabe deveria "ser despedido", enquanto o presidente Abdoulaye Wade, se ofereceu para dar asilo político a Mugabe no Senegal.

Por seu lado, o presidente sul-africano, Kgalema Mothanthe, disse á agência noticiosa Reuters estar em crer que o Zimbabwe necessita de ajuda e de investimento, uma vez que seja formado um governo de unidade nacional.

Cólera no Zimbabwe: Mais de Três Mil Mortos

A Organização Mundial de Saúde anunciou que mais de 60 mil pessoas no Zimbabwe estão neste momento afectadas pela doença da cólera.

Números tornados hoje públicos por aquela agência da ONU referem que já morreram vítimas daquela doença no Zimbabwe três mil e cem pessoas.

Na quinta-feira, o embaixador americano no Zimbabwe, James McGee, visitou uma clínica governamental onde medicamentos fornecidos por países ocidentais estão a ser utilizados para tratamento das vítimas da cólera.

A visita de McGee foi a primeira oportunidade que foi dada a jornalistas de entrarem num hospital, desde que a epidemia de cólera foi detectada em Agosto do ano passado. McGee disse não estar em crer que a epidemia fique controlada, a menos que o governo faça alguma coisa para apoiar as pessoas.

A cólera é, geralmente, uma doença controlável, mas a epidemia no Zimbabwe está a ser agravada pelo colapso total do sistema de cuidados de saúde naquele país, onde o sistema de abastecimento de água não tem tido manutenção.

A Calma Regressa a Madagáscar

Os residentes da capital malgaxe, Antananarivo, dizem que, em grande parte, a vida regressou à normalidade, encontrando-se abertos, na sexta-feira, os estabelecimentos comerciais e escritórios, assim como os serviços dos transportes públicos.

Os partidos da oposição emitiram, sexta-feira, uma declaração conjunta manifestando o seu apoio ao comício anunciado para o sábado e ao seu líder, Andry Rajoelina, presidente da Câmara Municipal de Antananarivo.

Rajoelina disse, numa entrevista à "Voz da América", que a constituição do país não está a ser cumprida e que o povo se sente traído pelo governo do presidente Ravalomanana.

Hamas Condiciona Libertação de Soldado

Um membro sénior do movimento palestiniano Hamas condicionou a entrega do soldado israelita Gilad Shali à libertação dos seus membros presos por Israel.

Khalil al-Hayya falava num comício, na Faixa de Gaza, na sua primeira intervenção pública desde a recente ofensiva israelita contra Hamas nos territórios palestinianos.

Israel condiciona o levantamento do bloqueio à Faixa de Gaza à libertação de Shalid, preso em 2006 por militantes palestinianos.

Enquanto isso, o enviado especial americano para o Médio Oriente, George Mitchell, disse, em Jerusalém, que o presidente Obama aprovou 20 milhões de dólares em ajuda alimentar e médica para a Faixa de Gaza.

Mitchel adiantou que aquela ajuda é importante para a consolidação sustentável e durável do cessar-fogo entre Israel e os dirigentes do Hamas, que asseguram o controlo de Gaza.

Relacionados

XS
SM
MD
LG