Links de Acesso

Tsvangirai Diz Sim a Governo


No Zimbabwe o dirigente da oposição Morgan Tsvangirai disse ter concordado em princípio em participar num governo de unidade nacional com o presidente Robert Mugabe.Tsvangirai disse ao jornal sul africano Star que um governo de coligação pode ser formado desde que certas questões sejam resolvidas.

Na segunda-feira dirigentes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADEC aprovaram um calendário para a formação de um governo de unidade no Zimbabwe.Após a cimeira contudo o principal partido da oposição, o Movimento para Mudança Democrática, MDC, tinha afirmado que muitas das suas exigências não tinham sido cumpridas, incluindo a libertação de militantes do partido.Apesar das declarações de Tsvangirai uma declaração do partido hoje emitida afirma que qualquer decisão sobre a participação no governo só será tomada numa reunião na sexta-feira do seu conselho nacional.

Caso o governo seja formado Tsvangirai será primeiro-ministro e o seu governo terá que compartilhar a pasta da administração interna que controla a polícia. Mugabe continuará como chefe de estado e continuará a controlar o exercito e os serviços secretos.

Quem não concorda com a permanência na presidência de Robert Mugabe são os bispos católicos da África Austral. Os bispos católicos disseram que os dirigentes da região deveriam cortar imediatamente as suas relações com Mugabe caso contrário serão cúmplices daquilo que disseram o genocídio passivo que está a ser cometido no Zimbabwe.

Numa declaração os bispos disseram que a presidência de Robert Mugabe é ilegítima e pediram para que este se demita imediatamente. A declaração disse ser claro que a mediação da SADEC falhou pelo que os dirigentes devem deixar de dar credibilidade a um regime que dizem ser ilegítimo.Caso contrário, afirma a declaração, os dirigentes da SADEC aceitam ser cúmplices em criar as condições que resultaram na fome, doença, morte e fuga dos zimbabueanos. Isso disseram é nada mais nada menos que genocídio passivo.

XS
SM
MD
LG