Links de Acesso

União Africana Quer Pressionar Zimbabué


O presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, sugeriu que a próxima cimeira daquela organização poderá forçar uma solução para o impasse político no Zimbabué.

Ping disse que os líderes africanos estão a acompanhar de muito perto a cimeira da SADEC destinada a criar um governo de unidade nacional no Zimbabué. Se a cimeira do grupo regional falhar, como notícias vindas de Pretória parecem indicar, Ping afirmou que a cimeira da Uniao Africana a ter início no próximo domingo pode tomar medidas para quebrar o impasse.

"Concerteza que iremos pedir à SADEC para elaborar um relatório e os outros chefes de estado e de governo irão pronunciar-se sobre o assunto e uma decisão poderá ser tomada pelos chefes de estado", afirmou Ping. O chefe da União Africana disse que a falta de acordo sobre a partilha do poder entre o partido ZANU-PF do presidente Robert Mugabe e o Movimento para a Mudança Democrática de Morgan Tsvangirai criou uma crise continental de uma magnitude que a cimeira não pode ignorar.

Jean Ping declinou especificar que acções a cimeira da União Africana poderá tomar, afirmando que cabe aos chefes de estado e de governo decidir. O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão notou que o presidente Mugabe nunca faltou a uma cimeira da União Africana e sugeriu que Morgan Tsvangirai seria bem-vindo também.

Relacionados

XS
SM
MD
LG