Links de Acesso

As Últimas de Washington



O Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, afirmou que a guerra no Afeganistão constitui o maior desafio militar que os Estados Unidos enfrentam.

Ao fazer esta declaração perante a comissão senatorial das Forças Armadas, Gates disse não existir uma solução puramente militar para o Afeganistão e que não tem existido o número suficiente de tropas em certas zonas daquele país, o que permite aos Taliban preencher o vazio do poder.

Os Estados Unidos tencionam enviar este ano, mais trinta mil tropas para o Afeganistão, tendo Gates sublinhado encarar com muita dúvida qualquer plano que reveja um número superior de soldados.

Nova Brigada Americana no Afeganistão

Uma brigada de cerca de três mil soldados americanos acaba de ser estacionada no Leste do Afeganistão, mais precisamente nas províncias de Logar e de Wardak, a Sul de Kabul, a capital.

Entretanto, a NATO anunciou que dois soldados seus foram mortos no Sul do Afeganistão, durante combates travados contra militantes taleban, os quais sofreram cinco baixas mortais.

A NATO adianta que os soldados foram mortos na terça-feira, mas não forneceu as suas nacionalidades ou quaisquer outros detalhes.

Obama: O Momento oportuno para a Paz

O presidente Barack Obama afirma que "chegou o momento oportuno" para que israelitas e palestinianos obtenham uma paz duradoura, mas acrescentou que todas as partes naquela região do globo têm que desempenhar um papel naquele processo.

Numa entrevista dada à televisão "Al-Arabiya", que tem a sua sede no Dubai, Obama disse que ambas as partes terão que decidir por si o que é melhor para os seus interesses. Mas, o novo presidente americano adiantou que Israelitas e palestinianos têm que chegar à conclusão que a actual situação não resulta em "prosperidade e segurança" para os respectivos povos.

Na sua primeira entrevista directamente dirigida ao mundo muçulmano, o presidente Obama disse não ser possível pensar no Médio Oriente sem olhar para a região no seu todo, incluindo a Síria, o Irão, o Líbano, o Afeganistão e o Paquistão.

Ministro Egípcio Confiante na Paz

O ministro dos Estrangeiros egípcio, Aboul Gheit, manifestou optimismo em que os dirigentes israelitas e palestinianos possam, em breve, conseguir uma trégua mais durável.

Segundo Gheit, um cessar-fogo sustentável em Gaza pode vir a ser alcançado na primeira semana de Fevereiro.

O Egipto tem mediado as iniciativas para por termo ao conflito e reconciliar a liderança palestiniana, dividida entre o movimento Hamas em Gaza, e o seu rival a Fatah.

O responsável pela política externa da União Europeia, Javier Solana, avistou-se, no Cairo, com Gheit e com o presidente Hosni Mubarak, reafirmando a intenção da Europa de ajudar o povo palestiniano, "apesar das divisões políticas".

Violação do Cessar-Fogo em Gaza

Na Faixa de Gaza, testemunhas afirmam que Israel levou a cabo um ataque aéreo contra o território palestiniano, o mais recente de uma série de violações do acordo de cessar-fogo registadas na terça-feira, precisamente uma semana depois de ambas as partes terem prometido parar de combater.

As informações referem que duas pessoas ficaram feridas em resultado do ataque, que parece ter tido como alvo um homem que conduzia uma motorizada, no Sul de Gaza.

No início do dia, uma bomba colocada por militantes palestinianos explodiu na proximidade de soldados israelitas que patrulhavam a Faixa de Gaza. Foi morto um soldado israelita e três outros ficaram feridos.

Estes são os mais graves incidentes registados desde que Israel e o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, declararam um cessar-fogo unilateral, no dia 18 de Janeiro, culminando uma ofensiva de três semanas desencadeada por tropas israelitas contra aquele grupo militante.

Senegal: Ex-Primeiro-Ministro Acusado de Corrupção

As autoridades senegalesas revelaram que o antigo primeiro-ministro, Macky Sall, foi acusado de participar num esquema de lavagem de dinheiro com um chefe de Estado africano, cujo nome não foi mencionado.

Numa declaração o ministro do Interior senegalês, Cheikh Tidiane, adianta que as autoridades interceptaram uma série de mensagens de correio electrónico do chefe de Estado africano, indicando que Sall fazia parte do plano para lavagem de dinheiro pertencente a um empresário senegalês sediado no Gabão.

O empresário encontra-se já detido, tendo Tidiane acrescentado que prossegue a investigação.

União Africana Critica Tomada de Baidoa

A União Africana condenou a tomada da cidade Somali de Baidoa por rebeldes islâmicos. Baidoa é a sede do parlamento da Somália.

O grupo Al-Shabab assumiu controlo de Baidoa depois das tropas etíopes terem saído da cidade e enquanto a maior parte dos parlamentares se encontravam mo vizinho Djibouti, aprovando planos para duplicar o tamanho do Parlamento para dar lugar para islâmicos moderados.

O novo Parlamento preparava-se para eleger um novo presidente da Somália, logo que os novos deputados tivessem assento naquela assembleia.

O antigo ministro da Educação da Somália, Ali Ahmed, disse à VOA, que o grupo rebelde al-Shabab tenciona aplicar a lei islâmica estrita em Baidoa.

Concílio da Igreja Ortodoxa Russa

Os líderes da Igreja Ortodoxa Russa estão reunidos em Moscovo para a eleição de um novo Patriarca da segunda maior denominação eclesiástica cristã do mundo.

O Concílio da Igreja Ortodoxa iniciou as suas sessões, terça-feira, na Catedral de Cristo Redentor, em Moscovo, com um discurso do Metropolita Kiril, líder interino da Igreja Russa.

Mais tarde, os lideres eclesiásticos anunciaram que um dos candidatos, o Metropolita Filaret, da Belorrusia, retirara o seu nome da consideração, continuando como na lista de candidatos os Metropolitas Kirill, de Smolensk, e Kliment, de Kaluga e Borovsk, um dos quais, será possível sucessor do Patriarca Alexei, falecido o mês passado.

O novo Patriarca russo devera ser coroado numa cerimónia a ter lugar ainda no próximo domingo.

A votação de hoje foi a primeira desde a dissolução da União Soviética em 1991, estando a acontecer numa altura de renovada popularidade da igreja na Rússia.

Relacionados

XS
SM
MD
LG