Links de Acesso

ULTIMAS DE WASHINGTON



A Etiópia anunciou que completou a retirada das suas tropas da Somália depois de 2 anos de presença no país vizinho ajudando o governo Somália a combater rebeldes islâmicos. Desconhece-se o número de baixas etíopes durante a sua presença militar na Somália. Durante esse período milhares de somalis morreram em confrontos na capital Mogadíscio. A Etiópia deu início à retirada no princípio do mês depois do governo somali ter chegado a um acordo com islâmicos moderados. Entretanto centenas de políticos somalis estão reunidos em Djibuti para criarem o parlamento previsto naquele acordo e que deverá eleger o novo presidente do país.

Congo : ex-líder de milícia vai hoje a tribunal

O ex-líder de uma milícia congolesa será o primeiro suspeito a ser julgado amanhã no Tribunal Penal Internacional. Thomas Lubanga é acusado de ter recrutado crianças à força para participarem nos confrontos no leste do Congo Kinshasa de 2002 e 2003. Lubanga nega tais acusações. Aquele tribunal está a investigar indivíduos suspeitos de crimes de guerra provenientes do Congo, Uganda, Sudão e República Centro Africana, mas Lubanga é o primeiro réu a comparecer a tribunal.

Afeganistão: presidente Karzai condena operação militar

O presidente do Afeganistão Hamid Karzai condenou uma operação militar no leste do país que, segundo ele, matou 16 civis afegãos. Karzai fez tais declarações enquanto prosseguiam as manifestações na província de Laghman contra alegadas mortes. A coligação liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão deu entretanto início a uma investigação ao ataque de ontem. As forças da coligação afirmaram que abateram 15 militantes, incluindo uma mulher que levava consigo um rocket, quando os rebeldes as atacaram. Contudo as autoridades afegãs dizem que o número de vitimas se elevaria a 22 incluindo mulheres e crianças. Um porta-voz militar americano declarou entretanto que as pessoas que foram mortas estavam a disparar contra as tropas da coligação.

Israel protege militares de acusações de crimes de guerra

O primeiro-ministro israelita Ehud Olmert afirmou que o seu país concederá protecção legal aos soldados que participaram nas 3 semanas de guerra na Faixa de Gaza contra possíveis alegações de crimes de guerra. Na semana passada um perito dos direitos humanos das Nações Unidas acusou Israel de violar as leis humanitárias levando a cabo uma ofensiva contra uma população praticamente indefesa. Entretanto o presidente americano Barack Obama vai despachar esta semana para a região o seu enviado para o Médio Oriente o antigo senador George Mitchell que deverá encontrar-se com os leaders israelitas e com o presidente palestiniano Mamoud Abbas.

Estados Unidos: presidente Obama continua a defender plano económico

O presidente americano Barack Obama continuará a defender esta semana o seu plano de estímulo económico alargado devendo reunir-se com senadores republicanos na oposição para tentar obter o seu apoio. Obama afirmou que aquele plano não vai ser um poço sem fundo e que investirá sim em programas capazes de reconstruírem a América. Durante a sua primeira alocução semanal através da rádio, o novo presidente americano afirmou que compreendia o cepticismo de alguns a respeito daquele plano envolvendo um montante de 825 mil milhões de dólares. Contudo Obama salientou que, se nada for feito, a taxa de desemprego poderia ultrapassar os 10%. O presidente americano disse ainda que membros dos dois partidos no Congresso continuavam a acertar os pormenores do plano que, acrescentou deverá ser aprovado no prazo de um mês. Segundo Obama o plano evitará a perda ou criará entre 3 a 4 milhões de empregos e dará ênfase às prioridades nacionais tais como a criação de fontes de energia alternativas não-poluentes, a reforma dos sectores da saúde e da educação e a reconstrução das infra-estruturas. Contudo legisladores republicanos afirmam que, nos seus moldes actuais, o plano não ajudará a economia. A esse respeito o senador republicano John McCain, o adversário de Barck Obama nas últimas eleições, afirmou que o plano precisa de ser alterado de modo a poder ter a sua chancela.

Turquia: avalanche mata 10 pessoas

Na Turquia pelo menos 10 pessoas morreram hoje em consequência de uma avalanche no nordeste do país.7 outras pessoas sobreviveram ao acidente ocorrido no Monte Zigana na província de Gumushane. Equipas de socorro continuam a acorrer ao local procurando mais sobreviventes.

Vietname: naufrágio causa 40 mortos

No Vietname um ferry boat naufragou hoje matando pelo menos 40 pessoas na sua maior parte mulheres e crianças. O barco afundou-se no rio Gianh no centro do país a cerca de 500 Km a sul da capital, Hanói. A bordo seguiam cerca de 80 pessoas e o acidente deu-se a menos de 20 metros do ancoradouro. As autoridades locais afirmaram que o barco estava superlotado.

Relacionados

XS
SM
MD
LG