Links de Acesso

As Últimas de Washington


O Primeiro dia do Presidente Obama

No seu primeiro dia como presidente dos Estados Unidos Barack Obama esteve a analisar duas das mais difíceis questões a que vai fazer face, a crise financeira americana e as guerras no Iraque e Afeganistão.

Ao inicio da manhã Obama foi a um serviço religioso na catedral nacional. Mais tarde analisou os seus planos para a economia com seus conselheiros económicos.

Numa cerimónia de tomada de posse de pessoal da Casa Branca Obama anunciou o congelamento dos salários para destacados elementos da Casa Branca afirmando que se as famílias americanas têm que ter cuidado com o seu dinheiro o governo também o deve ser.

Obama disse que a transparência e o respeito pela lei serão a base da sua administração anunciando nova regras para o emprego no governo de antigos lobistas.

Obama tem declarado apoiar um plano para estimular a economia de 800 mil milhões de dólares que tem como objectivo salvar ou criar milhões de postos de trabalho.

Obama tinha programado também, reuniões com entidades militares para discutir a sua promessa de retirar as tropas americanas do Iraque no espaço de 16 meses. Obama apoia no entanto o reforço das tropas americanas no Afeganistão.

Graça Machel - governo zimbabueano é ilegítimo governo zimbabueano é ilegítimo

A activista dos direitos humanos, Graça Machel, disse que o governo zimbabueano é ilegítimo e que os líderes regionais fracassaram nas suas tentativas para forçar as partes a concordarem num governo de partilha de poder, desapontando o povo zimbabueano.

Falando aos jornalistas em Joanesburgo, Graça Machel, esposa do líder sul-africano, recipiente do Prémio Nobel de Paz, Nelson Mandela, disse que milhares de vidas poderiam ter sido salvas se a SADC, Comunidade Para o Desenvolvimento das Nações da África Austral, actuassem decisivamente na solução da crise zimbabueana.

Machel disse que muita confiança foi depositada por demasiado longo tempo na SADC para por termo a crise política no Zimbabue.

A activista moçambicana fez aquela declaração quando um grupo de pelo menos 54 activistas, entre os quais o Arcebispo sul-africano, Desmond Tutu, anunciava uma greve de fome exigindo uma mudança política rápida no Zimbabue.

Juiz militar americano em Guantanamo suspende julgamentos

Um juiz militar americano em Guantanamo suspendeu o julgamento de cinco acusados de preparar os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.

O anúncio foi feito pelos responsáveis daquela base naval, isto no dia em que o presidente Barack Obama e o secretário de defesa Robert Gates deram ordens para a suspensão dos julgamentos dos detidos em Guantanamo por um período de 120 dias.

O juiz suspendeu o julgamento de Khalid Sheikh Mohamed o alegado cérebro dos ataques de 11 de Setembro e mais outros quatro réus.

Também na manhã de quarta-feira foi suspenso o julgamento do suspeito terrorista canadiano Omar Khadr. Ele é acusado pela morte com granada de um soldado americano em Afeganistão em 2002.

Israel confirma saída da Faixa de Gaza

As autoridades militares israelitas disseram que retiraram todos os seus soldados da Faixa de Gaza.

As fontes disseram que o último soldado israelita deixou Gaza mas um porta-voz disse que os soldados permanecem estacionados nos arredores do território para fazer face a potenciais incidentes.

Israel começou a sua retirada de Gaza depois de anunciar um cessar-fogo unilateral no Domingo.

O Hamas declarou uma trégua poucas horas depois.

Ambas as partes disseram terem-se registado violações mas acrescentaram que não afectarão a retirada.

O Hamas tinha afirmado que recomeçaria os ataques a Israel se as tropas israelitas não se retirassem no espaço de uma semana e Israel reabrisse os postos fronteiriços.

Mais ajuda humanitária tem estado a entrar no território nos últimos dias mas o bloqueio israelita permanece na generalidade intacto.

Israel - Supremo anula decisão de painel parlamentar

O Supremo Tribunal de Israel anulou a decisão de um painel parlamentar proibindo dois partidos políticos árabes de concorrem as eleições legislativas no próximo mês.

O painel havia desqualificado na semana passada os partidos Arab Balad e Ra'am-Ta'al de participarem nas eleições, medida que políticos árabes denunciaram como "racista" e prometeram recorrer.

A proibição foi proposta por dois partidos políticos ultra-nacionalistas, que acusaram os dois partidos árabes israelitas de recusarem reconhecerem o direito de Israel existir como Estado. Um quinto da população de Israel e árabe.

As eleições legislativas israelitas estão marcadas para 10 de Fevereiro.

Aniversário do levantamento em Lassa

Responsáveis do governo tibetano no exílio, condenaram a criação de um feriado nacional pelo governo chinês para assinalar o que a China chama de libertação dos Tibetanos da servidão e escravatura, em 1959.

As autoridades do governo tibetano em exílio na Índia, acusaram o governo chinês de distorcer a verdadeira história do período, em antecipação das comemorações do quinquagésimo aniversário do levantamento em Lassa.

A imprensa estatal chinesa disse que o feriado, marcado para o dia 28 de Março, assinala a data em que as tropas chinesas esmagaram a rebelião armada tibetana, alegadamente organizada por Dalai Lama e seus apoiantes.

Uma investigação levada a cabo pelo Tribunal Internacional de Justiça em 1959, achou provas que indicam que a China cometera genocídio contra os tibetanos durante a repressão da revolta no Tibete.

Azerbaijão - proibição de transmissão de rádios estrangeiras

No Azerbaijão, a polícia deteve pelo menos sete membros da oposição quando se preparavam para se manifestar contra a proibição de transmissão de rádio estrangeiras no país.

As autoridades actuaram com rapidez para interromper o protesto, detendo os elementos da oposição até mesmo antes de terem se apresentado junto ao edifício da autoridade responsável pelas transmissões.

O Conselho para a Televisão e a Rádio proibiu no inicio deste mês, o uso de frequências locais por parte de entidades estrangeiras, incluindo a BBC, a Rádio Europa/Rádio Liberdade e a Voz da América.

Relacionados

XS
SM
MD
LG