Links de Acesso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE WASHINGTON


O movimento palestiniano Hamas deu a Israel uma semana para retirar as suas forças da Faixa de Gaza. Um porta-voz palestiniano deu hoje aquele prazo no momento em que os militantes palestinianos anunciavam uma trégua de uma semana de duração. Israel tinha anunciado por seu turno poucas horas antes um cessar-fogo. Contudo pouco depois os militantes palestinianos dispararam 12 rockets contra Israel. A aviação israelita ripostou contra os locais de lançamento dos mísseis que atingiram a cidade de Sderot no sul de Israel. Anteriormente o primeiro-ministro israelita Ehud Olmert tinha considerado o cessar-fogo na Faixa de Gaza como sendo frágil e salientou que Israel não hesitaria em responder caso o Hamas continuasse a desencadear ataques.

Leaders mundiais debatem questão de Gaza em cimeira no Egipto

Leaders mundiais estão a chegar à estância turística egípcia de Sharm el Sheik para conversações destinadas a tentar conseguir uma paz duradoura entre Israel e o movimento Hamas. Contudo não são esperados representantes das duas partes em conflito na cimeira de hoje que é presidida pelos presidentes do Egipto e da França, Hosni Mubarak e Nicolas Sarkosy respectivamente. O primeiro-ministro britânico Gordon Brown participa igualmente nesta cimeira e anunciou que o seu governo tinha decidido disponibilizar mais 30 milhões de dólares em ajuda humanitária a Gaza.

Europa: Ucrânia e Rússia chegam a acordo para retomar fornecimento de gás

A Rússia e a Ucrânia anunciaram que chegaram a um acordo para pôr termo às divergências que levaram ao corte de abastecimento de gás natural à Europa durante duas semanas. O primeiro-ministro russo Vladimir Putin anunciou hoje o acordo depois de conversações em Moscovo com a sua homóloga ucraniana Yulia Timoshenko. Os peritos afirmam contudo que os europeus ainda terão que esperar mais alguns dias pelo combustível visto que o gasoduto que leva o gás natural da Rússia para a Europa através da Ucrânia não tem ainda a pressão necessária.

Nigéria: militantes matam pelo menos uma pessoa

Na Nigéria, militantes da região do Delta do Níger atacaram vários navios e uma plataforma petrolífera matando pelo menos uma pessoa. O ataque contra o terminal de Bonny verificou-se no sábado. Entretanto, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger, conhecido pela sigla MEND, afirmou que levou para um novo local dois reféns britânicos devido aos ataques do exército contra as suas bases. O MEND afirma que se tratou de uma acção destinada a libertar os reféns, mas um porta-voz militar nigeriano declarou que as tropas estavam a tentar desalojar os militantes e capturar os seus leaders. Os reféns britânicos, trabalhadores da indústria petrolífera foram capturados em Setembro passado.

Zimbabué: Mugabe ameaça abandonar conversações

O presidente do Zimbabué Robert Mugabe ameaçou abandonar as conversações para a partilha do poder a não ser que a oposição aceite um acordo amanhã. Para esta segunda-feira está programado um encontro entre Mugabe e o leader da oposição Morgan Tsvangirai do Movimento para a Mudança Democrática, MDC. Tsvangirai disse que todas as divergências com Mugabe têm que ser ultrapassadas de modo a poder participar num governo de unidade nacional.

África do Sul: 167 mineiros retidos numa mina de ouro

Na África do Sul, 167 mineiros estão retidos no sub-solo depois de uma trovoada ter cortado a electricidade a uma mina de ouro a sudoeste de Joanesburgo. Um porta-voz da companhia DRD Gold, afirmou que estavam em curso esforços para recomeçar o fornecimento de energia eléctrica aquela mina. A mesma fonte acrescentou que de um total inicial de 275 pessoas retidas, 108 já foram trazidas para a superfície. O porta-voz da mina salientou que os mineiros que ainda se encontram no sub-solo não correm perigo de vida.

Estados Unidos: tudo a postos para a tomada de posse de Barack Obama

O presidente-eleito americano Barack Obama acompanhado do vice-presidente-eleito Joe Biden depuseram esta manhã uma coroa de flores junto ao túmulo do soldado desconhecido no cemitério nacional de Arlington perto da capital americana. A solenidade do acontecimento terá um contraste nítido durante a tarde de hoje durante um concerto de celebração da tomada de posse de Barack Obama que se verifica já na próxima terça-feira. O concerto ao ar livre junto ao monumento em memória do presidente Lincoln em Washington juntará grandes nomes da música e do espectáculo tais como Beyoncé, Stevie Wonder, Tom Hanks ou Denzel Washington. O espectáculo será transmitido ao vivo pela rede de televisão por cabo americana HBO. A tomada de posse de Barack Obama continua a tradição da transição pacifica do poder nos Estados Unidos desde a primeira cerimónia do género em 1789 tornando George Washington no primeiro presidente americano. As cerimónias de tomada de posse actuais são acontecimentos cheios de pompa e circunstância aglomerando centenas de milhar de pessoas na baixa da capital americana. Em contraste a tomada de posse de George Washington foi bastante humilde. De facto, o primeiro presidente americano prestou juramento numa varanda de uma casa de Nova Iorque, cidade que era na altura a capital americana. A cerimónia encontra-se prevista na Constituição americana e o juramento é administrado pelo presidente do Supremo Tribunal. O texto lido na ocasião refere especificamente que o novo presidente jura fidelidade ao seu cargo e promete preservar, proteger e defender a Constituição.
XS
SM
MD
LG