Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Um destacado líder do Hamas disse que a sua organização não aceitará as condições israelitas para um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

Numa reunião de emergência em Qatar o líder exilado do Hamas Khaled Meshaal disse a dirigentes Árabes que Israel tem que concordar em reabrir as fronteiras de Gaza e deixar o território antes do Hamas aceitar um cessar-fogo mediado pelo Egipto.

Entidades israelitas disseram entretanto que o seu gabinete de segurança vai votar no Sábado sobre o plano de cessar-fogo egípcio.

O Secretário-geral da ONU Ban Ki-moon disse que um acordo de cessar-fogo está "muito próximo de ser alcançado".

Depois de uma reunião com dirigentes da autoridade palestiniana na Margem Ocidental do Jordão Ban disse ter chegado também a altura para Israel considerar um cessar-fogo unilateral, algo que Israel rejeitou.

Durante Sexta-feira Israel continuou o seu bombardeamento a Gaza enquanto militantes palestinianos nesse território dispararam mais rockets contra Israel.

EUA Prontos a Ajudar no Controlo do Contrabando para Gaza

Os Estados Unidos concordaram em ajudar Israel a resolver o problema do contrabando de armas para Gaza.

A Secretária de Estado americana Condoleezza Rice e a Ministra dos Negócios estrangeiros israelita Tzipi Livni assinaram em Washington um memorando de entendimento ao abrigo do qual os Estados Unidos fornecerão informações e ajuda técnica mas não tropas no terreno.

Israel tem afirmado que o seu objectivo é pôr termo aos ataques do Hamas com o uso de "rockets". Os ataques têm contudo continuado durante a campanha israelita.

Rice disse que a comunidade internacional vai cooperar para acabar com a rota de fornecimentos de armas para o Hamas algo que diz ser essencial para se alcançar um cessar-fogo durável.

O acordo entre Israel e os Estados Unidos visa fortalecer os esforços do Egipto em mediar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.

Grã-Bretanha Pressiona Paquistão

O ministro dos negócios estrangeiros britânico David Miliband está a pressionar o Paquistão para tomar medidas contra os militantes acusados de serem responsáveis pelos ataques de Novembro contra a cidade indiana de Bombaim.

Falando em Islamabad Miliband disse que as autoridades paquistanesas têm que actuar mais rapidamente e ir mais longe nos seus esforços para investigarem e actuarem contra as redes terroristas.

O chefe da diplomacia britânica fez no entanto notar que o Paquistão tomou medidas contra os militantes.

Miliband falava após se ter reunido com o primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani e com o ministro dos negócios estrangeiros Shah Mehmood Qureshi.

Miliband reuniu-se mais tarde com o presidente paquistanês Asif Ali Zardari.

Na Quinta-feira o Paquistão disse que a polícia tinha preso 71 pessoas suspeitas de terem ligações com os grupos responsáveis pelos ataques a Bombaim.

Moçambicanos Presos por Abate Ilegal de Rinocerontes

Cinco Moçambicanos encontram-se entre um grupo de pessoas presas pelas autoridades sul-africanas por envolvimento num grupo internacional de caça ilegal ao rinoceronte.

A polícia sul-africana disse ter presos 11 suspeitos de envolvimento pelo menos parcial no súbito aumento de abate ilegal de rinocerontes.

Entidades sul-africanas disseram que pelo menos 76 rinocerontes foram ilegalmente mortos na África do Sul em 2008 quando no ano anterior apenas 10 tinham sido ilegalmente abatidos.

A polícia disse que os chifres dos rinocerontes são vendidos no mercado negro na Ásia por um preço que vai até aos 2.500 dólares o Quilograma.

Para além dos cinco moçambicanos foram também presos três cidadãos chineses, dois sul-africanos e um homem cuja nacionalidade ainda não foi confirmada.

Piratas Libertam Navio

Os proprietários de um navio dinamarquês capturado por piratas somalis desde Novembro revelaram que a embarcação e respectiva tripulação foram libertados após pagamento de um resgate.

Um porta-voz da empresa dinamarquesa precisou que o resgate foi lançado de pára-quedas para os piratas, mas não especificou o montante pago.

A embarcação foi libertada um dia após o vice-almirante da marinha dos Estados Unidos, William Gortney ter anunciado que os Estados Unidos vão estar em breve em condições de serem mais agressivos na captura de piratas ao largo das costas da Somália

Zimbabué Tem Nota de Triliões

O Banco Central Zimbabuiano emitiu uma nota de cem triliões de dólares e mais outras notas na casa dos triliões num esforço tendente a acompanhar a taxa da inflação galopante da moeda nacional zimbabuiana.

Num comunicado publicado no jornal estatal "The Herald",o Banco Central do Zimbabwe disse que a medida foi tomada por forma a assegurar o público que existem ainda reservas suficientes nos bancos do país a que possam ter acesso.

Ainda a semana passada, aquela instituição financeira zimbabuiana emitiu moedas no valor de 50 mil milhões e 20 mil milhões de dólares, tendo o governo revogado a lei que impunha aos trabalhadores limites de retirada dos seus depósitos bancários, podendo ainda auferir os seus salários sem restrições legais.

A taxa oficial da inflação do Zimbabue ultrapassa a casa dos 231 milhões por cento, afirmando alguns economistas que a mesma pode ser ainda mais elevada.

Enquanto continuam a epidemia da cólera e a crise política, o Zimbabue enfrenta ao mesmo tempo uma taxa de desemprego da ordem dos 80 por cento, alem do colapso do sistema dos cuidados de saúde e uma escassez crónica doutros bens de primeira necessidade.

Herói do Rio Hudson

O Presidente George Bush saudou o piloto do avião que amarou de emergência no rio Hudson em frente à cidade de Nova Yorque na Quinta-Feira.

A casa branca disse que Bush telefonou ao Capitão Chesley Sullenberger e saudou-o por ter salvo a vida das 155 pessoas que seguiam a bordo.

O presidente da Camara de Nova Yorque Michael Bloomberg disse que as acções de Sullenberger serviram para "inspirar pessoas na cidade e outros milhões de pessoas em redor do mundo".

Sullenberger está a ser descrito como um herói por ter conseguido fazer amarar o avião em segurança depois dos seus dois motores terem deixado de funcionar.

O piloto conseguiu também evitar os edifícios da cidade.

O capitão do avião da US Airways disse que o avião tinha colidido com vários pássaros pouco depois de levantar voo.

Especialistas estão a retirar o avião das 'aguas do Hudson para determinar a causa exacta do acidente.

XS
SM
MD
LG