Links de Acesso

Forças Israelitas continuam a avançar em Gaza


Forças militares israelitas continuaram Quinta-feira a avançar na Cidade de Gaza uma dia de combates intensos em que um destacado líder do Hamas foi morto e em que forças israelitas atingiram hospitais, um complexo da ONU e um centro de jornalistas. Quinze jornalistas foram feridos.

Entidades ONU rejeitaram declarações de Israel segundo as quais as suas forças atacaram o complexo porque militantes do Hamas tinham disparado contra as forças israelitas a partir do mesmo.

A ONU disse que forças israelitas atingiram também três hospitais em Gaza.

Militantes palestinianos dispararam pelo menos 15 rockets contra o sul de Israel.

Said Siam um destacado líder do Hamas foi morto num ataque aéreo israelita.

Uma entidade oficial israelita deslocou se ao Cairo para conversações com mediadores egípcios tendo regressado a Israel para consultas.

Fontes oficiais egípcias disseram que Israel respondeu positivamente às propostas egípcias para um cessar-fogo com o Hamas.

O mediador israelita esteve no cairo durante cerca de quatro horas.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon continuou entretanto a sua missão de paz mantendo conversações em Tel Aviv com representantes do governo israelita.

Ban disse que para um cessar fogo ser sustentável o Hamas não pode receber armas acrescentando que as fronteiras de Gaza devem ser reabertas para ajuda .Entretanto uma tentativa do Qatar de convocar uma reunião de emergência da Liga Árabe não conseguiu apoio suficiente

Entidades médicas palestinianas disseram que quase 1.100 pessoas já moram mortas, incluindo 300 crianças.

Treze israelitas já morreram.

Estados Unidos prontos a Colaborar nbo Controlo das Fronteiras de Gaza.

Entidades oficiais israelitas disseram que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a resolver o problema de contrabando de armas para as milícias do Hamas em Gaza.

Os escritórios do primeiro-minsitro Ehud Olmert disseram que secretária de Estado americana Condoleezza Rice fez a propostas num telefonema feito Quinta-feira. Entidades israelitas citaram Rice como tendo dito que Washington está pronta a assinar um memorando de entendimento com Israel sobre a questão do contrabando de armas.

O director-geral do ministério dos negócios estrangeiros israelita reuniu-se Quinta-feira em Washington com entidades oficiais americanas para procurar a ajuda dos Estados Unidos na prevenção do rearmamento do Hamas quando os combates terminarem.

XS
SM
MD
LG