Links de Acesso

Gaza: Ban Ki-moon Critica Severamente Israel.


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou em termos extremamente fortes o bombardeamento da sede da ONU, na Cidade de Gaza, por parte de Israel. Ban Ki moon manteve conversações com líderes palestinianos e israelitas, conversações destinadas a tentar pôr fim a quase três semanas de violência, da qual resultou na morte de mais de mil palestinianos.

As forças israelitas cercaram a Cidade de Gaza, há vários dias, fazendo incursões na zona central daquele centro urbano. Mas, os residentes referem agora que as tropas israelitas estão a penetrar ainda mais na cidade.

O jornalista palestiniano, Mohamed Dawwas, que se encontra na Cidade de Gaza disse que a noite de Quarta para Quinta-feira "foi uma das piores noites" da sua estadia naqule território.

Gaza, disse ele, "foi bombardeada toda a noite, tendo aumentado durante a manhã".

Os combates entre as forças israelitas e os militantes do Hamas estão a ocorrer na zona Sul de Gaza, havendo notícia de muitos residentes terem abandonado as suas casas.

O repórter Mohammed Dawwas afirma ter tido a possibilidade de falar com um amigo que vive naquela zona que lhe disse ter visto "pessoas atingidas a tiro, casas em chamas, uma estação de serviço que explodiu".

"Disse ele haver ali um movimento de resistência e que os israelitas estavam a bombardear tudo que viam" acrescentou

Representantes da ONU afirmam que fogo de artilharia israelita atingiram a sua sede na Cidade de Gaza, local onde centenas de pessoas se tinham refugiado dos combates.

À medida em que os combates se intensificam em Gaza, também aumentam os esforços diplomáticos para os travar. O secretário-geral da ONU manteve conversações com ambos os lados do conflito e estava prevista a deslocação ao Cairo de um destacado enviado especial israelita

XS
SM
MD
LG