Links de Acesso

EUA Querem “Mais Parceiros Menos Adversários” – Hillary Clinton


A indigitada secretária de estado americana Hillary Clinton disse que os Estados Unidos devem fazer uso de "poder inteligente" para revitalizar as suas relações com o mundo.

Falando perante a Comissão de Relações Externas do Senado Clinton disse que os Estados Unidos e o mundo fazem face a grandes perigos, incluindo as guerras no Iraque e Afeganistão, ameaças terroristas e a proliferação de armas de destruição em massa.

A antiga primeira-dama do país e antiga candidata presidencial disse que o uso de "poder inteligente" significa que os Estados Unidos devem usar todos os instrumentos ao seu dispor na política externa. A diplomacia será contudo o principal aspecto da política externa americana do Presidente Barack Obama, disse Clinton.

Hillary Clinton disse que a próxima administração vê com grande preocupação o alegado apoio do Irão ao terrorismo e o seu programa nuclear.

Clinton disse que a administração Obama vai iniciar uma nova política para com o Irao com uma "atitude de contacto" mas disse que nenhuma opção foi posta de lado.

No que diz respeito à Coreia do Norte Clinton disse que o novo governo vai iniciar "um esforço agressivo" para determinar o melhor meio de alcançar os objectivos dos estados Unidos.

No que se refere ao actual conflito no Médio Oriente Hilary Clinton expressou simpatia para com o desejo de Israel de se defender lamentado contudo a tragédia humanitária envolvendo civis nos dois lados.

A indigitada secretaria de estado disse que os Estados Unidos sob o presidente Obama querem construir um mundo com mais parceiros e menos adversários.

A América, disse ela, não pode resolver os principais problemas só por si. O Mundo, acrescentou, não pode resolver esses problemas sem a América.

Relacionados

XS
SM
MD
LG