Links de Acesso

Cabo Verde País Mais Livre de África; Angola “Não é Livre”.




Cabo Verde é o país mais livre de África enquanto Angola é o único país africano de língua oficial portuguesa que ainda não é livre, disse a organização Freedom House.

No seu relatório anual sobre as liberdades no mundo a Freedom House, baseada nos Estados Unidos disse contudo que a situação em Angola melhorou em relação ao ano passado e a tendência é de continuar a melhorar.

O estudo analisa diversos factores desde liberdade de informação à liberdade económica e atribui uma classificação de um a sete sendo o valor de 1 e 2 dado aos países mais livres, 3 e 4 aos países parcialmente livres e o valor 5, 6 e 7 aos países "não livres".

Angola obteve este ano o valor 5 uma melhoria em relação ano passado quando obteve a classificação 6.

Moçambique e a Guiné-Bissau são consideradas países parcialmente livres - Moçambique com a classificação de 3 e a Guiné-Bissau de 4.

São Tomé e Príncipe é considerado um país livre com a classificação de dois e Cabo verde encontra-se no topo da classificação com o valor de um, a classificação máxima. Cabo Verde é aliás o único país de África a ter essa classificação.

A África do Sul, a grande potencia económica do continente é considerada pela Freedom House como um país livre mas com o valor 2.

No que diz respeito à África subsaariana como um todo a Freedom House disse que o ano de 2008 foi um ano de "revezes substanciais para a Democracia".

O grupode direitos humanos fez notar os golpes de estado na Mauritânia e Guiné-Conackry e criticou o Senegal pelo que disse ser "o crescente poder autoritário do seu presidente e acrescente marginalização da oposição".

O documento afirma que se registaram declínios nos direitos cívicos e políticos no Burundi, Camarões, Republica Democrática do Congo, Guiné-Equatorial, Gabão, Gâmbia, Namíbia, Nigéria, Somalilandia e Zimbabwe.

XS
SM
MD
LG