Links de Acesso

CEDEAO: Como Lidar com Conacri


A União Africana anunciou que a junta militar no poder na Guiné-Conacri vai sofrer sanções internacionais, se não cumprir as suas promessas de organizar eleições dentro de seis meses.

Amanha os líderes dos países da África Ocidental – CEDEAO – reúnem-se na Nigéria para debater a situação político-militar em Conacri.

O presidente da Comissão Africana Jean Ping reuniu-se com os líderes da junta militar guineense, no mês passado, no decorrer do funeral do malogrado presidente Lansana Conte.

O capitão do exército Moussa Camara que liderou o golpe militar, registado horas depois da morte de Conte, prometeu organizar eleições no prazo de dois anos e ultimamente tem pressionado os líderes civis a jurarem-lhe fidelidade.

Jean Ping disse ter dito ao capitão Camara que dois anos seriam demasiado tempo. “Eu disse-lhe que não aceitávamos dois anos. E ele respondeu: ‘bem, eu estou pronto para organizar as eleições em seis meses, se vocês quiserem, desde que tudo corra bem’.”

Numa conferência de imprensa hoje, Sexta-feira, em Addis Abeba, o comissário da União Africana disse que o capitão Camara lhe disse que poderia reinstalar a antiga constituição guineense - que impõe o limite de dois os mandatos presidenciais consecutivos de cinco anos - em substituição da actual de sete anos e por tempo indeterminado imposta pelo ex-presidente Lansana Conte.

Também com a permissão de que nenhum dos líderes da junta militar concorra as eleições, Jean Ping disse ter declarado ao seu interlocutor de que a União Africana iria apoia-lo na reinstalação da democracia, desde que cumpra com a palavra.

“Nós dissemos-lhe que íamos acompanhar a situação para ver se respeitava o prometido, e que estávamos prontos a ajudar na reposição da ordem constitucional. Caso contrário iria fazer face a sanções.”

A União Africana já suspendeu a Guiné-Conacri da organização pan-africana. As Nações Unidas, os Estados Unidos, e a União Europeia condenaram o golpe militar e apelaram para ao restabelecimento da ordem constitucional.

Líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental – CEDEAO – reúnem-se amanhã na Nigéria, para debater uma solução para o golpe militar na Guiné.

O presidente nigeriano Umaru Yar’Adua convocou esta reunião especial para propor sanções a serem aplicadas ao conselho nacional do capitão Camara, agora no poder em Conacri.

Mas persistem divergências dentro da própria Comunidade sobre como lidar com a junta militar.

O presidente senegalês Abdoulaye Wade disse que os líderes do golpe merecem o apoio internacional porque prometeram organizar eleições livres e justas. Wade disse que Camara é um jovem honesto que assumiu o poder para evitar o vácuo constitucional.

Jean Ping disse que a União Africana está determinada a impôr sanções coordenadas contra o governo militar do Capitão Camara se este não avançar rapidamente para as eleições.

“Estamos a tentar harmonizar a nossa posição com a comunidade internacional para reforçar a nossa ameaça.”

Os militares guineenses consolidaram o poder assumindo o controlo do Tesouro Nacional, nomeando um primeiro-ministro civil e forçando a reforma dos responsáveis militares que se opuseram ao golpe. Também mantêm presos o antigo chefe das forças armadas e o ex-chefe da marinha.

Relacionados

XS
SM
MD
LG