Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


A agencia de ajuda das Nações Unidas em Gaza disse ter suspenso as suas actividades devido aos perigos causados pelas actividades militares israelitas.

A decisão foi tomada depois de uma coluna da ONU ter sido atacada ao norte do território palestiniano. A ONU disse que dois trabalhadores contratados tinham sido mortos.

O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon condenou o ataque e apelou a um cessar-fogo imediato.

Entidades oficiais israelitas disseram estar a investigar o incidente.

A Cruz Vermelha Internacional acusou os militares israelita de não cumprirem as suas responsabildiades militares ao abrigo da lei humanitária internacional atrasando operações de ajuda aos feridos em Gaza.

Por outro lado três rockets disparados a partir do Líbano atingiram a cidade de Nahariya no norte de Israel ferindo ligeiramente duas pessoas.

Entidades do movimento Hezbollah que esteve envolvido numa guerra com Israel em 2006, negaram de imediato qualquer envolvimento. Entidades israelitas disseram que um grupo palestiniano poderá ter sido responsável pelo ataque.

Quinta-feira e pelo segundo dia consecutivo Israel anunciou uma trégua de três horas para permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Israel diz que vai suspender as suas actividades diariamente por três horas para permitir ajuda humanitária a Gaza.

Entidades oficiais disseram que a situação humanitária na Faixa de Gaza é agora mais grave do que desde o começo da ofensiva israelita a 27 de Dezembro.

O sub secretário-geral para questões humanitárias da ONU John Holmes disse que cerca de 20.000 pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas e estão refugiadas em escolas.

Holmes disse que organizações humanitárias estão a ter dificuldades em fornecer ajuda acrescentando que Israel tem que elaborar planos para a entrega de ajuda humanitária.

Entidades da agência de refugiados da ONU disseram que pelo menos um milhão de pessoas em Gaza estão sem electricidade.

Tremor de Terra abala a Costa Rica

Um forte tremor de terra abalou a Costa Rica matando pelo menos uma criança e provocando pânico nas ruas da capital São José.

As autoridades disseram que a criança morreu num desabamento após o tremor de 6,1 na escala de Richter. O tremor de terra estava centrado a 35 Quilómetros a noroeste da capital.

Zimbabwe: Juiz Ordena Investigação a Alegadas Torturas

No Zimbabwe um tribunal deu ordens para que seja efectuada uma investigação a alegações de torturas feitas por activistas da oposição detidos pela polícia.

O tribunal pediu à polícia para investigar a alegada tortura de sete membros da oposição, incluindo um colaborador próximo do líder da oposição Morgan Tsvangirai.

Advogados disseram que os activistas foram brutalmente agredidos e que sofreram vários ferimentos na prisão.

Os sete são acusados de estar envolvidos numa série de ataques bombistas o ano passado contra esquadras da polícia em Harare e contra uma ponte dos caminhos de ferro . Todos foram acusados de terrorismo, banditismo e rebelião.

Os advogados afirmam que as acusações têm motivos políticos.

Num outro caso a polícia acusou um outro grupo de activistas, incluindo a actrivista dos direitos humanos Jestina Mukoko de tentar recrutar pessoas para derrubar o governo.

Força Internacional Vai Combater Pirataria Somáli

Oficiais da Marinha de Guerra dos Estados Unidos anunciaram a formação de uma nova força internacional para lutar contra a pirataria marítima no Oceano Indico e no Golfo de Aden ao largo das costas da Somália.

Um comunicado emitido pela Quinta Esquadra americana, baseada no Bahrein, informa que a forca incluirá unidades navais de 20 países não especificados e será comandada pelo contra-almirante Terence McKnight.

Piratas apreenderam no ano passado mais de 40 navios mercantes em águas perto da Somália e receberam milhões de dólares em resgates. O Golfo de Aden liga o Oceano Indico ao Mar Vermelho sendo uma das rotas marítimas mais concorridas do mundo.

Rússia Quer Observadores para Controlar Envio de Gás para a Europa.

A Rússia disse que recomeçará o envio de gás natural através da Ucrânia para a Europa quando observadores internacionais começarem a monitorizar o envio do gás através de gasodutos ucranianos.

Contudo horas depois do director da companhia de gás russa prometeu ter anunciado o acordo entidades da União Europeia disseram que enviados da Rússia a negociações patrocinadas pela União Europeia recusaram-se assinar o acordo. O comissário europeu para a energia disse a Rússia exigia a presença de observadores seus na equipe de monitores internacionais

Atentado Bombista Causa Mortos no Iraque

Entidades oficiais iraquianas disseram que três bombas mataram oito soldados iraquianos e feriram sete outros.

As autoridades na província de Dyala disseram que duas bombas colocadas à beira da estrada explodiram quando uma coluna militar passava numa aldeia perto da cidade de Jalula ao norte de Bagdad. Seis soldados morreram e cinco outros ficaram feridos.

Entidades oficiais disseram que outra bomba explodiu perto da cidade de Kirkuk matando dois soldados iraquianos e ferindo dois outros.

EUA Criticam Assassinato no Sri Lanka

O Departamento de Estado americano criticou o assassinato do director de um jornal do Sri Lanka bem como um ataque esta semana contra uma rede privada de rádios.

Homens armados não identificados mataram Quinta-feira a tiro o director do jornal Sunday Leader nos arredores da capital Colombo.

O jornal tinha repetidamente acusado o governo de corrupção e o seu director tinha no passado recebido ameaças de morte.

O governo do Sri Lanka ordenou uma investigação ao assassinato.

A Amnistia Internacional disse que pelo menos 14 trabalhadores dos órgãos de informação foram assassinados no Sri Lanka desde 2006 enquanto outros foram presos e torturados.

Entretanto as autoridades militares do país disseram que vão recapturar o último reduto territorial dos rebeldes dentro de semanas.

As autoridades disseram que os rebeldes Tigres Tamil se estão a preparar para uma última batalha na cidade de Mullaittivu no norte do país.

A capital dos rebeldes foi capturada por tropas governamentais na semana passada.

XS
SM
MD
LG