Links de Acesso

ÚLTIMAS DE WASHINGTON


Um destacado líder do Hamas foi morto Quinta-feira quando, pelo sexto dia consecutivo, aviões israelitas atacaram alvos do Hamas na faixa de Gaza destruindo edifícios governamentais.

O Hamas disse que Nizar Rayyan foi morto num bombardeamento à sua casa no campo de refugiados de Jabalya no norte de Gaza. Rayyan tinha estreitas ligações com a ala armada do Hamas e advogava o recomeço de ataques bombistas suicidas em Israel.
Fontes palestinianas disseram que seis outras pessoas morreram no ataque aéreo, incluindo membros da família de Rayyan.

Mísseis israelitas disparados pela marinha e força aérea atingiram também o edifício do parlamento do Hamas e diversos ministérios, destruindo também túneis de contrabando, armazéns de armas e locais de lançamentos de mísseis.

O Hamas ripostou disparando mais mísseis contra Israel. Um dos mísseis atingiu um edifício residencial na cidade de Ashdod a mais de 30 quilómetros da fronteira de Gaza. Não se registaram baixas.
Mais de 400 palestinianos já foram mortos e dois mil outros feridos. As Nações Unidas afirmam que mais de um quarto dos mortos eram civis. Os rockets do Hamas mataram quatro israelitas, três dos quais civis, desde Sábado.

Através do mundo diversos dirigentes expressaram preocupação pela situação humanitária em Gaza.

Um bloqueio levado a cabo por Israel e pelo Egipto deixou quase um milhão e meio de residentes de Gaza com poucos alimentos e outros géneros.

Uma destacada entidade da ONU disse na Quarta-feira que muitas famílias de Gaza fazem face a uma situação de vida ou morte.

Ofensiva tem como objectivo pôr termo a ataques com rockets – Tzipi Livni

A ministra dos negócios estrangeiros israelita, Tzipi Livni disse que qualquer decisão sobre o fim da ofensiva na Faixa de Gaza depende das avaliações diárias das suas operações militares contra o grupo Hamas.

Falando a jornalistas em Paris após conversações com o presidente francês Nicolas Sarkozy Livni reiterou a objecção de Israel a uma proposta francesa para uma trégua de 48 horas. A chefe da diplomacia israelita disse que nos ataques contra alvos do Hamas Israel tem afectado essencialmente o que chamou de "infra-estruturas do terrorismo" naquele território.

Livni acrescentou que a ofensiva militar tem como objectivo pôr termo aos ataques com rockets e a dar aos israelitas uma oportunidade de viver em paz.

Entretanto o primeiro ministro checo Mirek Topolanek disse que a União Europeia tem que assumir a iniciativa de procurar um cessar-fogo ne Faixa de Gaza, sublinhando que não se pode desta vez contar com os Estados Unidos.

A República Checa assumiu Quinta-feira a presidência da União Europeia.

Iraque: EUA entregam "zona verde"

Os EUA entregaram aos iraquianos o control da Zona Verde, a área central de Bagdade, fortemente fortificada. A iniciativa decorreu no âmbito do acordo de segurança celebrado entre os EUA e o Iraque e que prevê a retirada das forças americanas do país até ao ano 2011.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki qualificou a transferência de poderes como um sinal de que o Iraque está a reaver a sua soberania, mais de cinco anos depois dos EUA terem invadido aquele país para depor Saddam Hussein.

O chefe do governo iraquiano disse que a transferência põe um fim simbólico ao regime de Saddam Hussein.

Russia Suspende Fornecimentos de Gás à Ucrânia

A Rússia cessou o fornecimento de gás à Ucrânia por causa de disputas no pagamento da dívida e aumento de preço.

Um porta-voz da empresa estatal russa de gás – Gazprom – disse que o problema não está relacionado com desacordos na fixação do preço, mas sim pelo facto da delegação ucraniana enviada ao Moscovo não estar mandatada para assinar um acordo.

Mas a companhia de gás da Ucrânia disse que as negociações foram interrompidas por causa da recusa da Rússia em negociar o aumento das taxas sobre os gasodutos que asseguram o fornecimento de gás ao resto da Europa.

A Casa Branca apelou a ambas as partes para terem em consideração o impacto humanitário causado por possíveis interrupções do fornecimento de gás à Europa.

Morreu Helen Suzman

A activista sul-africana anti-apartheid Helen Suzman morreu Quinta-feira aos 91 anos de idade.

Segundo a agência de notícias sul-africana Suzman faleceu em sua casa na cidade de Joanesburgo.

Suzman foi um dos poucos deputados da África do Sul a protestar contra o sistema de discriminação racial contra os negros, na era do apartheid.

Ela visitou Nelson Mandela durante o seu encarceramento na ilha de Robben e foi na época o rosto dos críticos do regime. Helen Suzman nomeada duas vezes para o Prémio Nobel da Paz.

A Fundação Nelson Mandela disse numa declaração que a África do Sul tinha perdido "uma grande patriota"

Piratas Somalis desviam Navio Egípcio.

O vice ministro dos negócios estrangeiros egípcio Ahmed Rizq disse que piratas somalis desviaram um cargueiro egípcio no Golfo de Aden.

Rizq disse que cerca de 15 piratas capturaram o navio Blue Star e estão agora a dirigi-lo em direcção à Somália. Os 28 tripulantes do navio foram capturados pelos piratas.

Por outro lado um navio de guerra malaio ajudou a tripulação de um petroleiro a evitar ser capturado por piratas.

Um helicóptero foi enviado do navio e os piratas que estavam a tentar capturar o petroleiro indiano fugiram.

XS
SM
MD
LG