Links de Acesso

Israel Mata Líder do Hamas


Um destacado líder do Hamas foi morto Quinta-feira quando pelo sexto dia consecutivo aviões israelitas atacaram alvos do Hamas na faixa de Gaza destruindo edifícios governamentais.

O Hamas disse Nizar Rayyan foi morto num bombardeamento à sua casa no campo de refugiados de Jabalya no norte de Gaza. Rayyan tinha estreitas ligações com a ala armada do Hamas e advogava o recomeço de ataques bombistas suicidas em Israel.
Fontes palestinianas disseram que seis outras pessoas morreram no ataque aéreo, incluindo membros da família de Rayyan.

Misseis israelitas disparados pela marinha e força aérea atingiram também o edifício do parlamento do Hamas e diversos ministérios, destruindo também túneis de contrabando, armazéns de armas e locais de lançamentos de mísseis.

O Hamas ripostou disparando mais mísseis contra Israel. Um dos mísseis atingiu um edifício residencial na cidade de Ashdod a mais de 30 quilómetros da fronteira de Gaza. Não se registaram baixas.
Mais de 400 palestinianos já foram mortos e dois mil outros feridos. As Nações Unidas afirmam que mais de um quarto dos civis eram civis. Os rockets do Hamas mataram quatro israelitas, três dos quais civis, desde Sábado.

Através do mundo diversos dirigentes expressaram preocupação pela situação humanitária em Gaza.

Um bloqueio levado a cabo por Israel e pelo Egipto deixou quase um milhão e meio de residentes de Gaza com poucos alimentos e outros géneros.

Uma destacada entidade da ONU disse na Quarta-feira que muitas famílias de Gaza fazem face a uma situação de vida ou morte.

XS
SM
MD
LG