Links de Acesso

Míssil Mata Oito Pessoas no Paquistão


Funcionários de segurança paquistaneses informaram que pelo menos oito pessoas morreram num suspeito ataque americano com mísseis no noroeste do Paquistão.

Os referidos funcionários disseram que o ultimo ataque ocorreu na volátil região tribal do Vaziristão do Sul, tendo destruído dois veículos em diferentes localizações e morto a maioria dos seus ocupantes.

Testemunhas disseram que militantes de um dos veículos dispararam contra o avião não tripulado com uma arma anti-aérea antes do míssil o destruir. Desconhece-se se terão morrido no ataque destacados elementos da al-Qaida e do Taliban.

Notícias indicam que os Estados Unidos terão levado a cabo mais de 30 ataques com mísseis no Paquistão este ano.

As forcas de coligação no Afeganistão lideradas pelos Estados Unidos e as autoridades afegãs queixam-se de que os militantes usam santuários no Paquistão para lançarem ataques no Afeganistão.

O Paquistão insiste que as suas forcas de segurança estão empenhadas em bem sucedidas operações contra insurrectos para garantir a segurança na fronteira com o Afeganistão. Mas lideres paquistaneses dizem que os ataques americanos com mísseis estão a por em causa a soberania do pais e os esforços para ganhar apoio da população local contra forcas militantes.

Falando na cidade de Carachi poucas horas depois do ataque, o primeiro-ministro paquistanês Yousaf Raza Giani disse que soldados paquistaneses continuarão a atacar militantes para os desencorajar de minarem a autoridade do governo.

O Paquistão e um estreito aliado dos Estados Unidos e tem mais de 100 mil soldados nas áreas tribais para combater extremistas ligados ao Taliban e a al-Qaida.

O governo paquistanês há muito que tem estado debaixo de criticas de partidos da oposição por não tomar uma posição firme contra os ataques americanos com mísseis. A oposição diz que os ataques fazem parte de um acordo secreto entre Islamabad e Washington, mas o governo nega as alegações. Os ataques mataram ate agora mais de 200 pessoas, na sua maioria militantes.

XS
SM
MD
LG