Links de Acesso

As Últimas de Washington


Os EUA anunciaram que deixaram de apoiar o acordo de partilha do poder no Zimbabwe que permita que Robert Mugabe se mantivesse na presidência.

A Secretária de Estado Assistente americana para os Assuntos Africanos, Jenday Frazer, fez este anúncio, no domingo, em Pretória, na África do Sul.

Frazer disse que os EUA deixaram de confiar que Mugabe seja capaz de partilhar o poder e acrescentou que Washington não irá levantar as sanções contra os adjuntos de Mugabe, desde que o actual presidente se mantenha como líder do Zimbabwe.

Mugabe ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de Março, mas ganhou a segunda volta realizada em Junho, depois do líder da oposição, Morgan Tsvangirai, se ter afastado da corrida depois de vários apoiantes seus terem sido assassinados.

Mugabe e Tsvangirai assinaram, em Setembro, um acordo para formar um governo de unidade. No entanto, o acordo entrou num impasse depois de desacordos quanto à atribuição de cargos ministeriais.

Entretanto, a ONU diz ter "informações credíveis" de que o Zimbabwe terá recebido armas chinesas através da República Democrática do Congo.

O Conselho de Segurança da ONU afirma que um avião de carga "Boeing", proveniente da República Democrática do Congo, entregou 53 toneladas de munições de fabrico chinês destinadas ao exército zimbabweano. A entrega terá sido feita no mês de Agosto.

Num comunicado tornado público, a ONU afirma que este carregamento mostra que o Congo pode ser um ponto de trânsito de armas destinadas a outros países.

A ONU adianta que enviou uma carta sobre a questão ao governo chinês e que aguarda resposta.

Recorda-se que, no início do ano, vários países se recusaram a aceitar o descarregamento de um navio carregado de armas para o Zimbabwe, receando que essas armas pudessem ser usadas contra os opositores de Mugabe.

Rebeldes Congoleses Recusam-se

A Assinar Acordo de Cessar-Fogo

Os rebeldes do Leste da República Democrática do Congo recusaram-se a assinar um cessar-fogo conjunto com o governo. Os mediadores divulgaram, no domingo, um comunicado no qual se afirma que os rebeldes do Congresso Nacional para a Defesa do Povo também se recusou a reafirmar o seu empenhamento relativamente ao actual cessar-fogo.

Aquele movimento, liderado pelo general Laurent Nkunda, tem vindo a acusar as forças governamentais congolesas de estar a reocupar o território abandonado pelas forças rebeldes.

Libertado Presidente da Mauritânia

As autoridades da Mauritânia anunciaram que o deposto presidente Sidi Ould Cheikh Abdallahi deixou de estar sob regime de prisão domiciliária, adiantando que as forças de segurança o transportaram, no domingo, de automóvel da sua vila natal, em Lemden, para a capital Nouakchott.

A junta militar que derrubou Abdallahi havia anunciado recentemente que o antigo presidente seria libertado incondicionalmente antes do fim deste mês.

Numa entrevista à VOA, depois de ter sido libertado, o presidente disse que se recusa a participar em conversações organizadas pela junta militar com o objectivo de marcar novas eleições, acrescentando que tenciona regressar ao poder. As referidas conversações estão marcadas para o dia 27 de Dezembro.

Abdallahi foi o primeiro presidente democraticamente eleito da Mauritânia, mas foi deposto na sequência de um golpe de Estado sem derramamento de sangue, que teve lugar em Agosto. Os autores do golpe acusaram-no de má gestão do sector económico e de ser pouco duro na luta contra o terrorismo.

A União Africana suspendeu a Mauritânia daquela organização depois do golpe e advertiu os golpistas acerca da possível aplicação de sanções. Em Outubro os EUA impuseram limitações à concessão de vistos aos líderes do golpe.

Tuaregues Lançam Ataque

Contra Militares no Mali

O ministro da Defesa do Mali anunciou que, pelo menos, 20 pessoas foram mortas durante um ataque lançado por rebeldes tuaregue contra um posto do exército.

Fontes do Ministério da Defesa adiantaram que nove soldados e 11 rebeldes foram mortos, no sábado, durante um combate que teve lugar em Nampala, uma localidade a cerca de 400 kms da capital, Bamaco.

Os rebeldes referiram também que o mesmo número de mortos, mas alegam que todas as vítimas foram elementos do exército.

As autoridades do Mali dizem estar em crer que o ataque foi levado a cabo por rebeldes pertencentes ao movimento tuaregue.

Em Julho, a Argélia mediou um acordo de cessar-fogo entre o governo do Mali e os rebeldes tuaregue e, em Setembro, ambas as partes trocaram prisioneiros como prova de empenhamento das negociações de paz que então decorriam.

Taliban Prometem Derrotar os EUA

Os Taliban ameaçam derrotar as tropas americanas quando os seus reforços chegarem ao Afeganistão, no próximo ano.

O Comandante das Forças Armadas Americanas, o almirante Mike Mullen, anunciou, no sábado, que os EUA irão enviar para o Afeganistão, até meados do próximo ano, um reforço de tropas de perto de 30 mil homens.

Um porta-voz dos Taleban advertiu, no domingo, que as tropas americanas irão sofrer a mesma derrota que as tropas soviéticas sofreram quando ocuparam o Afeganistão durante uma década, em 1989.

Entretanto, um porta-voz do ministério afegão dos Negócios Estrangeiros comentou que o seu governo saúda o plano americano para reforçar a sua presença no Afeganistão.

Tropas Americanas Cobrirão

Retirada Britânica de Basra

O general comandante das tropas americanas no Iraque disse que tropas suas irão ser deslocadas para o Sul do Iraque, no início do próximo ano, para substituir as forças britânicas que irão partir.

O general Ray Odierno disse que está a considerar deslocar um número não determinado de tropas de combate, bem como cem elementos de uma unidade de apoio, para a cidade de Basra, a segunda maior cidade do Iraque.

No sábado, recorda-se, o Parlamento iraquiano rejeitou um projecto de lei que teria permitido que as tropas estrangeiras permanecessem no país depois do fim do ano. A decisão afecta as forças britânicas, australianas, da Estónia, da Roménia e de El Salvador.

As tropas americanas irão permanecer, ao abrigo de um acordo celebrado entre os governos de Bagdade e de Washington.

Ataque Paquistanês Contra Rebeldes

Os militares paquistaneses levaram a cabo um ataque aéreo contra rebeldes, na região tribal de Bajaur, junto à fronteira com o Afeganistão, matando quatro militantes

Entretanto, a polícia paquistanesa afirma que militantes taleban mataram dois cidadãos afegãos por estes, alegadamente, serem espiões das forças americanas estacionadas no Afeganistão.

A polícia adianta ter encontrado os corpos crivados de balas de dois irmãos, este domingo, numa aldeia localizada na região tribal do Warzistão do Norte.

A polícia afirma ainda ter encontrado uma nota escrita junto aos corpos afirmando que as duas vítimas eram espiões na vizinha província afegã de Khost.

Relacionados

XS
SM
MD
LG