Links de Acesso

Zimbabwe: Cólera Mata 133 em Apenas Dois Dias


A ONU afirma que a epidemia de cólera no Zimbabwe se continua a agravar, com o número de mortos a elevar-se agora a mil e cem pessoas.

O novo balanço das vítimas mostra um aumento de 133 mortos em apenas dois dias.

O gabinete da ONU para a coordenação das Questões Humanitárias refere que foram registados, desde Agosto, no Zimbabwe, mais de 250 mil casos de cólera. Esta agência referia hoje um novo surto de cólera em Chegutu Urban, uma localidade a Oeste da capital, onde foram detectados mais de 378 casos e registadas 121 mortes.

A ONU afirma que a falta de água potável e a ausência de condições sanitárias continuam a ser um problema, a par do facto da maioria dos funcionários dos serviços de saúde estarem a fazer greve, protestando contra a falta de pagamento de salários.

A agência de ajuda humanitária advertem que os stocks de medicamentos, nomeadamente de fluidos intravenosos, usados para tratar doentes da cólera, poderão esgotar-se no início do próximo ano.

Esta situação foi-nos confirmada por Cátia Guerreiro, chefe da delegação enviada ao Zimbabwe pela AMI, a organização humanitária portuguesa Associação Médica Internacional. O Filipe Vieira falou, há momentos, com Cátia Guerreiro, que se encontra numa zona rural, a cerca de 300 quilómetros de Harare.

Relacionados

XS
SM
MD
LG