Links de Acesso

Mercados Asiaticos Caem


A ausência de um acordo no Congresso para salvar da falencia os contrutores automóveis americanos traduziu se pela queda brusca dos mercados asiáticos.

A queda das bolsas de valores asiaticas comecou ontem de manhã logo a seguir à votação no Senado americano para tentar salvar a Ford, a General Motors e a Chrysler. A descida nalguns casos foi bastante acentuada como por exemplo no Japao onde o indice Nikei desceu 5 e meio por cento. Na Coreia do Sul a queda foi de mais de 4%. O impasse no Senado americano foi mal recebido naqueles países os sectores de produção de componentes para automóveis grandes exportadores para a America. Mas o facto é que até a bolsa de valores de Hong Kong foi afectada apesar do territorio nem produzir automóveis. Howard Gorges, o vice-presidente duma empresa financeira de Hong Kong, afirma que o colapso dos construtores automoveis americanos se traduzirá pelo aumento do desemprego nos Estados Unidos e pela quebra das exportacoes de Hong Kong.

" Nós somos muito influenciados por Wall Street e por tudo aquilo que se passa na América" disse Gorges.

" Portanto as pessoas aqui não gostam daquilo que estão a ver e acham que isso só pode trazer mais problemas para a indústria automovel, para os seus fornecedores e assim por diante" acrescentou.

Na China o indice Hang Seng desceu 5 e meio por cento. Estas notícias traduziram-se de imediato pela desvalorização do dólar em relação ao yen atingindo o valor mais baixo dos ultimos 13 anos em relacão à divisa japonesa. Essa subida do yen tem efeitos negativos para a economia nipónica tornando mais caras as exportacoes japonesas.

XS
SM
MD
LG