Links de Acesso

Guiné-Bissau: Conselho de Segurança “Preocupado”


O Conselho de Segurança das Nações Unidas expressou a sua "profunda preocupação" com a situação de segurança na Guine Bissau.

Numa declaração após uma reunião de "consultas" sobre a situação no país os 15 membros deste orgão supremo da ONU saudaram o "sucesso" das eleições do passado dia 16 de Novembro e apelaram apelou às autoridades para empossarem o novo governo e parlamento o "mais rapidamente possível".

"Os membros do Conselho de Segurança reiteraram a sua profunda preocupação sobre a situação de segurança na Guiné Bissau e o seu apoio a implementação do programa de reformas do sector de segurança na Guiné Bissau," disse a declaração que apelou à missão da ONMU na Guiné Bissau (UNGBIS) e às Nações Unidas em geral para "coordenarem estreitamente com as partes já envolvidas em apoiar a Guiné Bissau " nesse programa "incluindo a União Europeia".

O Conselho de Segurança da ONU saudou a reunião da Comunidade Económica da África ocidental, CEDAO, realizada recentemente em Cabo Verde para discutir o problema do tráfico de drogas na África Ocidental e disse esperar que a próxima cimeira desta organização adopte o "plano de acção" aprovado no encontro da Cidade da Praia.

A reunião do Conselho de Segurança foi convocada para discutir uma relatório do Secretario geral da ONU, Ban Ki moon em que este recomendou o prolongamento da missão da ONU na Guiné Bissau por mais um ano.

A declaração não fez qualquer menção a esse pedido, mas pediu ao secretario geral para "elaborar" as suas recomendações para se transformar a UNGBIS "numa missão integrada".

O Conselho de Segurança "sublinhou a necessidade de um apoio contínuo à Guiné Bissau", disse a declaração.

XS
SM
MD
LG