Links de Acesso

As Últimas de Washington


Odinga: Enviar tropas para o Zimbabwe

O primeiro ministro queniano apelou à entrada de tropas estrangeiras no Zimbabwe para por termo ao agravar da crise humanitária. Falando em Nairobi, Raila Odinga afirmou que a União Africana deve autorizar de imediato o envio de tropas para o Zimbabwe. Odinga acrescentou que no caso de não estarem disponíveis tropas da União Africana, aquela organização deve autorizar que as Nações Unidas enviem as suas forças, para assumirem o controle do país assegurar a assistência humanitária às populações que morrem de cólera e de fome.

Ghana: Resultados esperados na Quarta Feira

Os eleitores no Ghana foram às urnas para escolher o próximo presidente. Os observadores sustentam que o sufrágio foi na generalidade pacifico, registando-se apenas alguns atrasos. Oito candidatos concorreram à sucessão do presidente John Kufuor, que termina o mandato após oito anos no cargo. Os 12 milhões de eleitores votaram igualmente para um novo parlamento.

Grécia: Mais actos de violência nas ruas

O polícia que na noite de sábado matou a tiro um adolescente grego foi detido. A detenção surge depois do governo da Grécia ter feito um apelo à calma após tumultos nas ruas de várias cidades, desencadeados pela morte do adolescente em Atenas. Os protestos começaram na capital grega na noite de sábado e rapidamente alastraram para outras cidades. Grupos de jovens apedrejaram montras de lojas, incendiaram vários carros e atiraram bombas incendiárias contra os agentes da polícia antimotim.

Obama: Ecomomia vai piorar

O presidente eleito Barack Obama afirmou que a economia dos Estados Unidos vai continuar a piorar antes de ficar melhor. Numa entrevista ao programa Meet the Press da NBC, Obama classificou de um problema grave a perda de dois milhões de empregos e a fragilidade do sistema financeiro internacional. O presidente eleito afirmou ainda que uma das suas primeiras prioridades quando prestar juramento a 20 de Janeiro próximo será dar inicio aos projectos de infra-estruturas para criar postos de trabalho. Obama frisou que tal irá ajudar em curto prazo a economia dos Estados Unidos e irá constituir um arranque para o crescimento a longo prazo.

Shinseki nomeado para o departamento dos Antigos Combatentes

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, vai nomear o general de reserva de origem japonesa, Eric Ken Shinseki, como responsável pelo departamento dos Antigos Combatentes.Com 62 anos, diplomado na Academia militar de West Point e ferido durante a guerra do Vietname, o general Shinseki foi o primeiro general norte-americano de quatro estrelas de origem asiática da história dos Estados Unidos. Em 2003, o general Shinseki, chefe do Estado-maior do exército, alertou o então secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, para o facto de serem necessários pelo menos 500 mil soldados norte-americanos para a invasão e a ocupação do Iraque. As relações tensas entre Shinseki e Rumsfeld, no plano de invasão do Iraque preparado por Washington, levaram o então secretário da Defesa a anunciar a saída do general, 14 meses antes da data prevista para a sua reforma.

Condoleezza Rice e a invasão do Iraque

A secretária de Estado, Condoleezza Rice afirmou estar desapontada pelo facto de os Estados Unidos terem ido para a guerra no Iraque baseados em dados de informações secretas errados, mas que acredita que a operação acabará por ser um êxito estratégico. Numa entrevista à cadeia de televisão FOX, Condoleezza Rice sublinhou que daria tudo para saber se existiam, ou não, armas de destruição maciça no Iraque antes dos Estados Unidos terem invadido aquele país em 2003. Rice acrescentou acreditar que o derrube da Saddam Hussein será não apenas um êxito estratégico para a administração Bush, como ainda para a América.

XS
SM
MD
LG