Links de Acesso

Paquistão Combate o Terrorismo - Rice


A secretària de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, disse em Islamabad que os dirigentes do Paquistão compreendem a importância de serem encontrados os perpetradores dos ataques à cidade indiana de Bombaim e que estão empenhados em combater o terrorismo.

Nos últimos dias, altos funcionários dos Estados Unidos apelaram ao Paquistão para fazer mais contra militantes extremistas, na sequência dos ataques de Bombaim. Rice afirmou ser necessária uma acção robusta por parte do Paquistão.

Mas depois de um encontro com o presidente do Paquistão, o primeiro-ministro e outros altos funcionários, Rice classificou as conversações de bastante satisfatórias e disse que os dirigentes paquistaneses prometeram apoiar as investigações de Bombaim.

Rice minimizou também as especulações de que a Índia poderia lançar operações militares contra alvos paquistaneses associados com a conspiração de Bombaim.

"Deixem-me ser muito clara: não ouvi nada que não fosse uma discussao razoavel e responsavel tanto da parte da India como do Paquistao sobre o ataque a Bombaim" afirmou

Num comunicado divulgado após o seu encontro com Rice, o presidente paquistanês, Asif Zardari, prometeu forte acção contra quaisquer elementos no seu país que estiveram envolvidos no ataque a Bombaim.

A Índia disse haver informações de que um grupo militante paquistanês, que em tempos teve ligações com a agencia de espionagem do Paquistão, esteve envolvida no ataque. Mas funcionários paquistaneses afirmaram estarem ainda aguardando por provas que apoiem essas alegações.

Quando interrogada sobre isso, a secretària de Estado afirmou haver já uma data de informação sobre os ataques.

"Há muitos mecanismos para se trocarem informações," disse Rice acresncentando que "essas informações precisam de ser usadas agora para apanhar os perpetradores e evitar que actuem novamente".

Rice não disse se se discutiu o plano do presidente Zardari para julgar suspeitos paquistaneses na conspiração em tribunais paquistaneses. A Índia exigiu que o Paquistão entregasse aqueles que pensa terem ligações com o ataque.

Tanto Condolleezza Rice como o Chefe do Estado Maior General das Forcas Armadas dos Estados Unidos, almirante Mike Mullen, estiveram semana com lideres da Índia e do Paquistão, tentando acalmar tensões agravadas pelo ataque de Bombaim.

Enquanto prosseguem as investigações para tentar juntar as pecas sobre quem ajudou e planeou o ataque a Bombaim, Rice afirmou que a complexidade da operação torna ainda mais importante descobrir que esteve por detrás.

"Foi um ataque com um nível de sofisticação que nunca tínhamos visto antes no sub continente indiano. Isso significa que é urgente levar os perpetradores à justiça e usar a informação obtida para evitar futuros ataques" acrescentou.

Condoleezza Rice disse que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha estão dispostos a ajudar as investigações, mas até agora tanto a Índia como o Paquistão estão empenhados em usar as suas próprias capacidades para localizar e condenar os responsáveis.

Relacionados

XS
SM
MD
LG