Links de Acesso

Reduzir a Tensão com a Índia


O almirante Mike Mullen encontra-se no Paquistão numa iniciativa para reduzir a tensão com a Índia, após os ataques da semana passada em Bombaim.

A chegada de Mullen registou-se após o presidente Asif Zardari ter indicado que o Paquistão não tenciona entregar os suspeitos referidos pela Índia, ainda mesmo que Nova Deli apresente provas de estarem ligados com os ataques.

As autoridades indianas sustentam terem em sua posse um indivíduo paquistanês bem como outras provas de que os atacantes tinham ligações com militantes paquistaneses.

O presidente do Paquistão, Asif Zardari sublinhou ter duvidas de que o detido seja paquistanês, e desejar que a Índia apresente provas que relaciona os ataques a grupos sediados no seu país.

Numa entrevista transmitida pela CNN, Zardari afirmou que a lista de vinte nomes que a Índia apresentou desejar em relação aos ataques não constitui prova suficiente para que o Paquistão proceda à sua detenção.

‘Neste momento são apenas os nomes de indivíduos – sem provas, sem investigação, não tendo sido apresentado nada.’

Responsáveis dos Estados Unidos salientam ser ainda muito cedo para afirmar quem foi o autor, embora existam indicações de relacionamento com um grupo militante baseado parcialmente no Paquistão.

Embora a Índia tenha exigido que as autoridades paquistanesas entreguem os 20 suspeitos, Zardari referiu que mesmo no caso da Índia fornecer provas do seu envolvimento, os suspeitos vão permanecer no Paquistão.

‘Se tivermos provas iremos julgá-los nos nossos tribunais, iremos julgá-los no nosso país, e iremos condená-los.’

Responsáveis norte americanos encontram-se nos dois países para tentar diminuir as tensões. Depois da secretária de Estado, Condoleezza Rice ter chegado a Nova Deli, o chefe dos Estados Maiores das Forças Armadas dos Estados Unidos, Mike Mullen, aterrava em Islamabad para encontros com dirigentes paquistaneses.
A secretária Rice é esperada na capital paquistanesa ainda esta semana.

XS
SM
MD
LG